São José dos Pinhais saiu na frente e se tornou a primeira cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a testar um ônibus com ar-condicionado elétrico no transporte coletivo. O veículo começou a circular nesta quinta-feira (2) e, inicialmente, atenderá a linha do Jardim Zaniolo.
O novo ônibus faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) e ficará em fase de testes por 60 dias. Depois desse período, o veículo será direcionado para outras linhas do município.
As janelas do ônibus são lacradas e o sistema de climatização ajusta a temperatura automaticamente, conforme a variação externa.
Os ônibus contam com Wi-Fi, tomadas para carregar celulares, vidros fumês com proteção contra raios UV, espaço para cadeirantes e cães-guia e sistema de segurança que só permite abrir as portas com o veículo parado.
Tecnologia sustentável e economia
O sistema de ar-condicionado elétrico funciona com energia coletada por placas solares, sem gastar combustível. Isso gera redução de custos e contribui para a sustentabilidade. O veículo tem capacidade mínima para 85 passageiros por viagem.
Segundo a Semutt, ainda em 2025 devem ser incorporados outros seis ônibus com a mesma tecnologia na frota que atende o Lote 2 do transporte coletivo.