Região Metropolitana museus

Patrimônio cultural da Lapa ganha escaneamento em 3D em projeto da UFPR

Editada por Isabelle Sales
img_1125C04D11D35E5D9D2E8A56908BF6138452C658

Casa da Memória e Museu Histórico passam por levantamento inédito em 3D (Foto: PML)

A Casa da Memória e o Museu Histórico da Lapa estão passando por um processo de escaneamento em 3D para análise estrutural. A iniciativa começou na última sexta-feira (26) e conta com tecnologia de nuvem de pontos, capaz de gerar imagens detalhadas e de alta precisão das edificações.

O método já havia sido utilizado no escaneamento do Theatro São João, em 2023, e agora chega a dois dos mais importantes espaços culturais do município. O levantamento permitirá identificar, com riqueza de detalhes, a situação atual das construções, auxiliando em ações de conservação e restauração.

Trabalho conjunto

O projeto é conduzido por professores do Departamento de Geomática do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luis Augusto Koenig Veiga e Alex Soria Medina, em parceria com técnicos do Iphan-PR, da Coordenação do Patrimônio Cultural da SEEC, além das Secretarias Municipais de Obras e de Cultura. A união de esforços garante precisão nos dados e maior embasamento para decisões futuras sobre os prédios históricos.

Com o uso da tecnologia de nuvem de pontos, a expectativa é que a Casa da Memória e o Museu Histórico recebam diagnósticos mais completos sobre suas condições estruturais. Esse tipo de levantamento contribui não apenas para a preservação do patrimônio, mas também para reforçar o valor cultural e histórico dos espaços.