Pesquisa mapeia o perfil dos ciclistas e a rotina da bicicleta em cidade da Grande Curitiba

Assessoria
Pesquisa_perfil_ciclista_ foto Carlos Poly_SMCS

Foto: Carlos Poly

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Planejamento (SMPL), concluiu o processo e divulgou dados sobre o perfil do ciclista e detalhes sobre o uso de bicicleta na cidade. O estudo teve a coordenação da Organização da Sociedade Civil Transporte Ativo, do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB/UFRJ) e do Observatório das Metrópoles. O relatório busca fornecer dados e análises que possam direcionar decisões baseadas em evidências, impulsionando o avanço da mobilidade sustentável em Araucária.

De acordo com o relatório, a Pesquisa Perfil do Ciclista (PPC) é feita em várias cidades do Brasil e “tem como objetivo compreender melhor o uso da bicicleta na cidade, proporcionando dados valiosos para o planejamento de políticas públicas de mobilidade urbana”.

Para isso, a pesquisa em questão possibilita uma descrição mais local do público de ciclistas, bem como leva em conta os elementos que influenciam o uso e que caracterizam os diferentes grupos de usuários – como distância e tempo das viagens realizadas, região onde mora, renda, gênero e idade. O relatório contém gráficos e mapas para “representar visualmente os padrões identificados, facilitando a compreensão das dinâmicas da ciclomobilidade na cidade”.

Distância

Um dos pontos a se destacar é quanto às distâncias percorridas com frequência pelos ciclistas. Segundo a pesquisa, os que moram na região mais ao norte da cidade (Zona 1), como Capela Velha, Estação e Thomaz Coelho, estão mais próximos à concentração de empreendimentos industriais, “em sua maioria localizados a aproximadamente 5 km dos principais núcleos habitacionais da região”. Isso ajuda a explicar o tempo médio de deslocamento de até 20 minutos de bicicleta entre essas áreas.

Na segunda área avaliada (Zona 2), compreendendo a região central, CSU, o Iguaçu, o Cachoeira e a região do Boqueirão, a maioria das residências está a menos de 5 km da centralidade comercial, com muitos pontos a menos de 3 km de distância, correspondente a cerca de 10 minutos pedalando.

Já a chamada Zona 3 (com Campina da Barra, Costeira, Tupy, por exemplo) é a que apresenta as maiores distâncias em relação à região industrial, podendo chegar a mais de 40 minutos de pedalada, apresentando ainda distâncias variadas entre as suas concentrações habitacionais e o Centro, de 3 a 8 km.

Nas Zonas 1 e 2, as bicicletas são utilizadas principalmente para chegar ao trabalho; na Zona 3, a atividade de lazer é a que lidera. Nas Zonas 1 e 3, o motivo apontado para o uso é “porque é mais saudável”, enquanto na Zona 2 a justificativa é a “rapidez e praticidade”. Vale destacar que o argumento de ser “mais barato” é apontado por apenas 16,3% dos entrevistados. Esse resultado pode ter relação com a tarifa de apenas R$ 1 no transporte coletivo local (TRIAR).

Renda

A pesquisa mostra uma relação entre renda e o motivo da escolha pela bicicleta. Segundo ela, “a partir de um rendimento superior a R$ 4.237,00, a principal motivação passa a ser os benefícios para a saúde. Já entre as faixas de renda menores, a escolha pela bicicleta está majoritariamente associada à rapidez e praticidade”.

Sobre as ruas mais utilizadas por quem utiliza bicicleta, as respostas deram destaque para: a Avenida das Nações (citada por 14,1%), a Avenida Archelau de Almeida Torres (citada por 12,5%), a Rua Manoel Ribas (10,9%), a Rua Avestruz (9,57%), a Avenida Dr. Victor do Amaral (8,2 %), a Avenida das Araucárias (7,2%) e a Avenida Independência (5%). Além disso, a pesquisa revelou que 75,8% dos ciclistas foram incentivados a usar a bicicleta como meio de transporte por conta da implantação de ciclofaixas em alguns trechos de vias da cidade.

Em Araucária, a ação foi coordenada pelo Departamento de Pesquisa (SMPL) com o apoio do Departamento de Trânsito (SMUR). Foram realizadas 430 entrevistas entre os dias 26 de agosto e 24 de setembro de 2024, “com pessoas que estavam utilizando, estacionando ou empurrando uma bicicleta como meio de transporte”. O público-alvo dessa pesquisa foi de pessoas com mais de 12 anos de idade, que utilizam bicicletas como meio de transporte pelo menos uma vez por semana na área urbana de Araucária.