
O tempo de espera para a poda ou corte de árvores em áreas públicas de Pinhais caiu de 93 para 22 dias após a implantação de um aplicativo de gestão do serviço. O “App da Poda” tornou o atendimento mais rápido e eficiente, além de facilitar a comunicação entre técnicos e equipes de campo.
Em um ano de uso, o aplicativo permitiu a realização de 3.016 podas e 208 cortes, com um total de 993 solicitações atendidas. O sistema também reduziu o número de etapas do processo, de 21 para apenas 8, tornando a gestão mais sustentável e transparente.
Com acesso via celular ou tablet, o app mostra em tempo real a localização das árvores e permite que fotos e informações sejam registradas durante cada etapa do serviço. Isso garante agilidade e segurança no trabalho, além de eliminar o uso de papel.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o uso da tecnologia tem ajudado a evitar quedas de árvores de grande porte na cidade, com os últimos registros relevantes datando de 2019. O resultado é reflexo do mapeamento arbóreo urbano e do planejamento contínuo para prevenção de riscos.
O serviço de poda pode ser solicitado pelos canais oficiais da prefeitura. A Semma alerta que o corte ou a poda sem autorização é proibido e deve ser feito apenas por equipes capacitadas.
Serviço
Para solicitar o serviço em áreas públicas ou obter autorização para intervenções em áreas particulares, entre em contato com a Semma pelo site ou demais canais de atendimento:
Whatsapp: (41) 98707-5000
Telefone: (41) 3912-5100
E-mail: [email protected]