São José dos Pinhais terá novo ambulatório com 20 mil atendimentos por mês

Com uma área construída de 4.003,10 m² e investimento superior a R$ 23,7 milhões, o novo AME contará com 37 consultórios e 10 salas de exames

Editada por Isabelle Sales
DJI_0349-1-1536×864

(Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais/Divulgação)

A construção do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em São José dos Pinhais já está com mais de 70% das obras concluídas, segundo a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Semvop). O cronograma segue dentro do previsto, e a entrega está marcada para dezembro de 2025.

A localização do novo AME será no bairro Aristocrata, entre a UPA Rui Barbosa e a futura base do SAMU. No mesmo complexo, também será construído o novo Hospital Municipal e Maternidade de São José dos Pinhais.

Com uma área construída de 4.003,10 m² e investimento superior a R$ 23,7 milhões, o novo AME contará com 37 consultórios e 10 salas de exames, com capacidade para realizar até 20 mil atendimentos mensais.

A unidade vai oferecer consultas com especialistas, exames especializados e atendimento multiprofissional, voltado principalmente a moradores de 16 cidades da Região Metropolitana Sul de Curitiba, beneficiando cerca de 700 mil pessoas.

Atendimento será feito por encaminhamento das UBS

O agendamento será feito via Unidade Básica de Saúde (UBS), com triagem de risco e encaminhamento para especialistas. Após a consulta, o paciente retorna à UBS com um plano de cuidados.

As principais áreas atendidas serão: gestantes e crianças da Rede Mãe Paranaense, idosos, saúde mental, além de pacientes com hipertensão e diabetes.

Mais acesso e menos fila para consultas e exames

Com a inauguração, a expectativa é de uma redução significativa nas filas de espera por consultas e exames de média complexidade. A nova unidade também deve desafogar hospitais e ambulatórios da região, tornando o atendimento mais ágil e eficiente para quem precisa.