“Tradição dos nossos avós”: Festa da Uva completa 58 anos e deixa legado nas famílias de Colombo

Maior evento de cultura italiana do Paraná traz produtos da gastronomia local, feiras de artesanato, animais exóticos e shows de artistas nacionais

Rodrigo Silva
WhatsApp Image 2025-02-11 at 17.59.01

Festa da Uva conta com produtos típicos de Colombo. Foto: Rodrigo Silva / Bem Paraná

“Cozinha que busca as tradições da nossa terra”, é assim que o comerciante Vinicius Dagostin descreve o próprio negócio que esteve presente na 58ª Festa da Uva de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Em sua décima festa, ele destaca que é papel das novas gerações passar à frente o legado das famílias colombenses.

“Fora manter essa tradição acho que o amor dedicado aos nossos produtos quando ele é entregue, isso faz dele um produto especial. A Festa da Uva é a tradição dos nossos avós, é fé porque foi a partir da fé dos nossos antepassados que nós estamos aqui hoje”

Para os comerciantes, a Festa da Uva é também uma vitrine já que o mês de fevereiro faz com que os visitantes possam conhecer mais sobre o comércio local. Se o consumidor gostar do produto, ele pode voltar a procurá-lo.

Por falar em tradição, a família da comerciante Vanda Regina Strugava esteve em 50 das 58 edições da Festa da Uva.

“Aqui neste bosque nós só não fizemos a primeira festa porque não estava pronto. Meu pai passou para mim e agora os netos dele estão prosseguindo e ajudam a manter essa tradição”.

Vanda costuma vender conservas, bolachas caseiras, geleias e cuques de frutas. “A maioria dos produtos são de Colombo. Tem produtores com uvas em casa e que trazem para vender”.

Ao lado da esposa e da filha, o servidor público Rafael Cesar de Souza já esteve em algumas Festas da Uva e acredita que essa é uma boa oportunidade para movimentar o comércio local. “Quem não veio ainda eu super indico, a variedade de produtos aqui é bem interessante”.

Entretenimento para todos os gostos

A Festa da Uva 2025 não só celebra a cultura dos imigrantes italianos, como também comemora o 58º evento tradicional que, ao longo das décadas, se consolidou como uma das festas mais aguardadas da região. O entretenimento musical é para todos os gostos!

Neste ano foram 40 shows divididos em três palcos. Durante os cinco dias de festa, artistas como Zé Neto & Cristiano, Luan Pereira e Turma do Pagode estiveram presentes.

Além da música, a edição celebrou os 135 anos de emancipação política de Colombo. Com isso, há a exaltação de danças típicas, cultura local e gastronomia italiana. Pratos como vinho, polenta, risoto e macarrão são destaques.

Feiras de artesanato, economia solidária e de animais – também de exóticos – estiveram entre as atrações.

Mais de cinco décadas de festa

As mais de cinco décadas de história da Festa da Uva nascem da gratidão e religiosidade dos imigrantes italianos, que trouxeram em suas bagagens no século XIX, as ramas das primeiras parreiras plantadas em solo colombense. Muito mais do que pés de uvas, o que nascia ali virou tradição na cidade.

O sentimento de gratidão pelas colheitas levou os fiéis a organizar, a cada safra, uma Missa de Ação de Graças pelos bons frutos colhidos. Em 1959, as lideranças da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário decidem realizar uma grande missa campal, que decreta o nascimento da Festa da Uva.

Com o tempo, o evento se tornou referência em cultura italiana no Paraná. Desde então, o público só cresce e o legado dos imigrantes permanece vivo na cultura da cidade de Colombo.