Região Metropolitana Papa Francisco

UTI, centro cirúrgico e exames modernos: conheça o novo hospital de Pinhais

Editada por Isabelle Sales
acompanamento de obras – Hospital – 18 09-74

Hospital e Maternidade Papa Francisco (Foto: PMP)

As obras do Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais Papa Francisco estão em fase de finalização. O nome homenageia o Sumo Pontífice e marca a construção de uma das maiores estruturas de saúde pública da região, com atendimento 100% SUS.

Enquanto a parte externa se aproxima da conclusão, os trabalhos internos entram na fase final de acabamento. O hospital já recebeu bancadas e pias em aço inox para áreas técnicas, além de balcões, armários e divisórias para ambientes administrativos e de apoio. Também estão finalizadas a instalação dos forros, sinalização de emergência e proteção em corredores.

Equipamentos hospitalares começam a chegar

Um dos marcos recentes da obra foi o início da entrega dos equipamentos hospitalares. As primeiras camas e berços já foram recebidos, assim como mobiliário essencial para enfermarias. Há prioridade para itens destinados à UTI, centro cirúrgico e diagnóstico por imagem, setores que serão fundamentais na fase de qualificação da unidade.

No 4º pavimento, os acabamentos estão praticamente finalizados, com redes elétrica e hidráulica prontas e os sistemas de gases medicinais em fase de instalação. Os espaços já se preparam para receber os modernos equipamentos médicos.

Para completar a estrutura, a Prefeitura de Pinhais vai promover uma ação de empregabilidade nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, na Agência do Trabalhador. O processo será voltado ao preenchimento de vagas administrativas e operacionais, conhecidas como “bata cinza”.

Investimento de R$ 126 milhões

O Hospital e Maternidade é construído pelo Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor da licitação da Parceria Público-Privada (PPP) com a prefeitura. O investimento total é de aproximadamente R$ 126 milhões, incluindo recursos do programa Avança Pinhais e contrapartida do parceiro privado.

Com 90 leitos, sendo 20 de UTI, a nova unidade terá centro cirúrgico, pronto-socorro obstétrico, salas de parto normal, ambulatório e centro de especialidades. Também oferecerá exames como tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.