IMG_2361
Candidatos ao Vestibular da UFPR chegam para fazer as provas. (Luis Pedrucco)

O  reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Marcos Sunye, anunciou uma novidade para o vestibular da instituição a partir de 2026. “Nós vamos simplificar o vestibular. Nós já estamos com uma resolução que está sendo encaminhada para o vestibular ser em apenas uma fase. Vamos estudar uma data melhor, tudo para favorecer melhor o candidato”, declarou Sunye nesta tarde durante logo após o fechamento dos portões e início da aplicação das provas deste domingo, 5.

De acordo com Sunye, a intenção é reduzir a abstenção e simplificar o processo para os candidatos, evitando, por exemplo, a necessidade de se deslocarem duas vezes para as cidades de provas (no caso daqueles que moram em outras cidades). A medida também reduziria a coincidência de datas com processos seletivos de outras instituições.

A UFPR realizou vestibular em fase única entre 1973 e 2003. Nesse período, o número de dias de prova variou entre três e seis, mas sempre dias seguidos. Em 2004 o processo seletivo passou a ser em duas fases: prova objetiva de conhecimentos gerais na primeira e de produção e de produção de compreensão de textos, mais provas específicas, na segunda. Em 2020, por causa da pandemia, o processo teve fase única, retornando ao modelo de duas fases no ano seguinte.

A decisão final a respeito da mudança será do CEPE. Caso o conselho aprove a proposta, a prova será realizada em um único dia (conhecimentos gerais e produção e compreensão de textos). A data da prova ainda não está definida.

Número recorde de inscritos no Vestibular da UFPR

Sunye comemorou o número recorde de inscritos deste ano. Foram exatos 39.565 inscritos. Segundo o reitor esse é o maior número de candidatos no vestibular desde 2019, antes da pandemia. Em relação ao vestibular de 2025, o crescimento foi de 7%.

Destes total de inscritos, 124.951, ou seja, 37,8% são oriundos do ensino integral das escolas públicas e
3.177 treineiros.

Abstenção de 14,91% na primeira fase

A prova da primeira fase do Vestibular 2026 foi aplicada neste domingo para 33.665 candidatos, de um total de 39.565 inscritos. Os 5.900 ausentes representam uma abstenção de 14,91%, acima do Vestibular 2025, que foi de 13,3%, mas ainda abaixo do Vestibular 2024 (17,74%)

“Este foi o vestibular com o maior número de inscritos desde antes da pandemia, o que nos deixou muito felizes”, disse o reitor. “Provavelmente o fator que mais contribuiu para isso foi a remodelação da Feira de Cursos e Profissões da UFPR, realizada num local mais acessível para os candidatos. A feira recebeu público recorde, o que se refletiu no aumento de 7% no número de inscrições em relação ao vestibular anterior”, completou.

O coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Marco Antonio Randi, disse que a aplicação da prova transcorreu sem transtornos em todas as cidades. “A equipe do NC é extremamente capacitada e experiente nesse tipo de processo, então não tivemos registros de problemas”.

Gabarito

O gabarito preliminar da prova de conhecimentos gerais será divulgado nesta segunda-feira (6/10), ao meio-dia, no site www.nc.ufpr.br. A lista de convocados para a segunda fase será publicada no dia 28 de outubro, às 18 horas, e a prova acontece nos dias 30 de novembro (produção e compreensão de textos, para todos os convocados) e 1º de dezembro (provas específicas, apenas para inscritos em cursos que têm essa exigência). Cada candidato fará a prova da segunda fase na cidade-sede do curso que escolheu.