0cf roda2
Roda-gigante na Rua XV dá visão panorâmica da charmosa região (Franklin de Freitas)

O Natal de Curitiba tem novidades a cada dia de novembro. E também despedidas. Perto de completar uma semana desde sua abertura oficial, anuncia novas atrações para hoje, assim como o final de outras.

Desde esta terça-feira (26), a roda-gigante no Calçadão da Rua XV, próximo à Praça Osório, começou a receber visitantes para os passeios panorâmicos. O brinquedo de 20 metros de altura oferece vista privilegiada para o corredor do calçadão.

Com 16 cabines, cada uma com capacidade para quatro pessoas, a roda-gigante funcionará das 16h às 22h, de terça a domingo, até 22 de dezembro.

Além da roda-gigante, o calçadão da XV também abriga a Árvore da Vida, patrocinada por O Boticário. Decorada com flores vermelhas e iluminada de forma especial, a árvore está instalada próxima ao chafariz, entre a Rua Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

O espetáculo tem duração de 50 minutos e conta a jornada de Stella, uma menina sonhadora que, a partir de um misterioso giz lilás e de uma Fada dos Desejos, descobre a essência do espírito natalino. Ao desenhar, Stella vê seus sonhos se transformarem em realidade, levando-a ao coração das celebrações de Natal.

Estreia

Nesta quarta-feira (27) tem estreia também. Estrelas do Natal, um espetáculo de patinação artística na Praça Oswaldo Cruz, no Centro, é a grande estreia do dia. As apresentações seguem até sexta-feira (29), sempre às 20 horas, no ginásio de esportes da praça.

O show reunirá um elenco de atletas da escola de patinação Footwork, entre elas a campeã mundial de patinação artística, Talhia Cavalcanti, e Larisa Harumi, campeã brasileira. A entrada é gratuita.

Despedidas

Outras atrações chegam ao fim nesta semana. No Largo da Ordem, o Auto da Anunciação do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo começa às 19h30, com anjos, corais e uma emocionante formação de presépio. Este espetáculo, que abriu a programação natalina deste ano, segue em cartaz até a próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, sempre às 19h30.

Já na Floresta Encantada Electrolux, no Bosque Zaninelli, o espetáculo Estrela de Belém conduz os visitantes por uma jornada poética e musical inspirada em Helena Kolody e Olavo Bilac. A peça, que combina encenação, luzes e poesia, conta com duas sessões diárias, às 19h30 e 20h30, até esta quarta-feira. A decoração da floresta permanece disponível para visitação até 6 de janeiro, até às 21h.

Largo das Óperas é atração inédita

As Ruínas de São Francisco, atrás da Sociedade Garibaldi, no Centro Histórico de Curitiba, serão palco de uma atração inédita na programação deste ano: o Largo das Óperas, uma série de apresentações com cantores e cantoras que celebra a imigração italiana no Brasil. A estreia acontece na quinta-feira (28), às 20h.

O evento terá um significado especial, comemorando o centenário do compositor italiano Giacomo Puccini (1858–1924) e os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

“Em especial, esta programação reforça a conexão cultural entre Itália e Paraná”, destaca Edson Bueno, diretor artístico dos espetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

O Largo das Óperas também democratiza o acesso a essa forma de arte erudita para todas as idades. Com versões compactas de grandes clássicos de três das mais famosas óperas italianas: La Bohéme, O Elixir do Amor e La Traviata, o espetáculo acontece ao lado de uma árvore de luz de 12 metros.

As apresentações acontecem também na sexta e sábado, com a La Bohéme, ópera que marca a estreia da programação. O Elixir do Amor será apresentada dias 2, 3 e 4 de dezembro, também às 20h e, La Traviata finaliza a série nos dias 6 e 7 de dezembro, às 20h, e 8 de dezembro, às 19h.

Na quinta-feira também começam as duas tradicionais feirinhas natalinas da cidade. As feiras especiais das praças Osório e Santos Andrade irão comercializar produtos de artesanato natalinos.