Semana Nacional de Museus 2024 – Foto Marcello Kawase 2
Marcello Kawase

O Museu Oscar Niemeyer (MON) participa da 22ª edição da Semana Nacional de Museus, que aborda a temática “Museus, Educação e Pesquisa”. A escolha do tema – proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio – apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

O MON promoverá encontros com palestras e relatos de experiências, nos dias 13 e 20 de maio, para dialogar sobre a educação museal.

No dia 13, a palestra de abertura contará com a pesquisadora Martha Marandino. O evento terá a presença de equipes de outros museus e centros culturais de Curitiba, que partilharão experiências de projetos em educação não formal. Para encerrar, a pesquisadora Solange Gabre abordará formas de envolver educação, formação, arte, professores da infância e profissionais do museu na jornada da educação museal.

No dia 20, o MON promoverá dois workshops. Um deles abordará o projeto MON Primeiros Passos, dedicado ao atendimento de crianças de 1 a 2 anos dentro do espaço museal. O outro apresentará o projeto Acesse para Perceber, um dispositivo de mediação cultural dedicado ao público espontâneo.

Programação:

Dia 13 de maio, às 15h:

Palestra de abertura “A pesquisa educacional nos museus: olhares sobre exposições e públicos”, com Martha Marandino. A palestrante proporá reflexões sobre o tema do evento, abordando exemplos de pesquisas em museus que analisam exposições e públicos com base nos referenciais da pesquisa em educação.

Martha Marandino é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Nível 1D. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU – 1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1994), doutorado em Educação (2001) e livre-docência pela USP (2012). É coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação não Formal e Divulgação da Ciência (GEENF). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus, principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, educação não formal, educação em museus e divulgação científica.

Dia 13 de maio, às 16h30:

Mediação cultural | Relatos de experiências 

Nessa mesa-redonda, educadores do Museu Paranaense, Fundação Cultural de Curitiba e CAIXA Cultural Curitiba irão compartilhar importantes projetos e formas de pensar a Mediação Cultural em diferentes espaços de educação não formal.

Dia 13 de maio, às 19h:

“Habitar o museu com a criança pequena: pesquisa e formação como possibilidade”, com Solange Gabre.

Abordando a pesquisa realizada no contexto do Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA), a pesquisadora irá tratar da investigação que envolveu professoras da Educação Infantil e profissionais de museu em um processo de formação colaborativa que resultou na exposição “Com olhos de criança – o acervo do MuMA”, com mediação compartilhada. A ação evidenciou uma possibilidade para efetivar as políticas de acesso das crianças pequenas no museu de Arte.

Solange Gabre é professora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e autora do livro “Habitar o Museu com a Criança Pequena: formação colaborativa como possibilidade”, pela editora Appris. Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela FAP (atual Universidade Estadual do Paraná – Unespar), especialização em Museologia pela EMBAP (Unespar) e em Educação Especial/Inclusão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio na Universidad Complutense de Madrid (Espanha).

Dia 20 de maio, 10h:

Laboratório de investigação – MON Primeiros Passos

Essa atividade especial irá reunir pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público infantil de 1 a 2 anos.

Dia 20 de maio, 14h30:

Laboratório de investigação – Acesse para Perceber

Essa atividade especial irá reunir pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público espontâneo.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

As atividades são gratuitas, mas exigem inscrição prévia pelo link:

https://bit.ly/22SemanadeMuseus

Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br