ESP-Coxa-fem
Time feminino do Coritiba (Crédito: Divulgação/JP Pacheco)

As Gurias do Coxa estão classificadas para as oitavas de final da A3 do Campeonato Brasileiro, a terceira divisão nacional do futebol feminino. A vaga foi garantida no último sábado, com a goleada por 5 a 0 sobre o Operário-MS, no Jacques da Luz.

A competição é disputada por 32 clubes e no sistema mata-mata (eliminatória em jogos de ida e volta) desde a primeira fase até a final. As quatro primeiras colocadas serão promovidas à segunda divisão nacional.

Na primeira fase, o Coritiba pegou o Operário-MS e aplicou 6 a 0 em casa, no CT da Graciosa. Na volta, no último sábado, mais uma goleada, dessa vez por 5 a 0.

Agora, nas oitavas de final, o time paranaense vai enfrentar o Brasil de Farroupilha-RS. Na primeira fase, o clube gaúcho aplicou duas goleadas no Fluminense de Joinville (SC): 5 a 0 e 5 a 2.

O JOGO
Para o jogo de volta contra Operário-MS, o treinador Leandro Chibor definiu as Gurias da seguinte maneira: Clara, Júlia Correa, Priscila, Marina Barbieri (Júlia), Kamila (Marhaya), Rafaela Vargas, Natiele, Nicole, Jaqueline, Doroty (Rebecca) e Vanice Friedrich.

As Gurias do Coxa iniciaram a partida voando e, logo aos dois minutos, abriu o placar. Nicole aproveitou a sobra na pequena área, após boa jogada de Vanice, para bater forte de esquerda e marcar o seu primeiro gol na competição. 1×0 Coxa.

Antes dos 20’, ainda criamos outras três oportunidades para ampliar o marcador. Vanice parou na goleira adversária; Nicole bateu por cima, depois de jogada muito bem trabalhada pelo setor esquerdo do campo; e Kamila parou na trave.

Não demorou muito para pintar a segunda bolinha no placar. Aos 33 minutos, Vanice Friedrich fez a fila, entrou na área e cruzou com categoria para a camisa 10 Doroty fazer o segundo gol coxa-branca. 2×0 Coxa.

Aos 43’, as Gurias do Coxa repetiram a jogada que deu muito certo no primeiro jogo: a batida de escanteio ensaiada. A dona das bolas paradas, Jaqueline, bateu com muito veneno na pequena área para Kamila subir sozinha e cabecear bonito. 3×0 Coxa e final do primeiro tempo.

A segunda etapa começou bem tranquila para o Coxa. As comandadas do Chibor controlaram os primeiros minutos sem sofrer nenhum contra-ataque. Aos 17’, Jaqueline fez bonita jogada e bateu de longe para defesa da goleira adversária. No lance seguinte, de novo ela, Jaqueline, fez jogada incrível pelo meio e acertou o travessão numa batida da intermediária.

Após disputa de bola vencida pela Rebecca, Nicole aproveitou e bateu bonito na bochecha da rede, fazendo o segundo dela na partida e o quarto do Verdão no jogo, aos 33 minutos do segundo tempo: 4×0 Coxa.

O gol que fechou o caixão veio aos 36’. A capitã Rafaela Vargas encontrou Rebecca em velocidade, a camisa 18 invadiu a área e tocou com categoria de perna esquerda na saída da goleira. 5×0 Coxa, 11×0 no placar agregado, melhor campanha e classificação garantida para a segunda fase do Campeonato Brasilerio A3.