
Um decreto, publicado na segunda-feira, 2 de dezembro, tira do papel o projeto de trazer para Curitiba a primeira ‘Times Square’ brasileira. O edito da Prefeitura de Curitiba autoriza a instalação de painéis luminosos na Avenida Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen, no Centro de Curitiba.
Leia mais:
A ideia desse projeto foi divulgada em julho deste ano pelo prefeito Rafael Greca. Nas redes sociais, o prefeito antecipou os planos de transformar a via em uma espécie de Times Square – praça com diversos telões publicitários em Nova Iorque. Ruas similares estão espalhadas pelo mundo, como a Trafalgar Square, em Londres e o Shibuya Crossing, em Tóquio.
Times Square de Curitiba terá painéis luminosos
Pelo decreto, empresas de mídia poderão instalar publicidade e anúncios em painéis e telões nas fachadas, laterais e topos de prédios em um trecho de 592 metros de extensão da avenida.
Chamado de “Distrito de Mídia”, a iniciativa ficará entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen e poderá ocupar até 20 mil metros quadrados de material publicitário.
A prefeitura espera que entre janeiro e março de 2025 os primeiros telões já tenham sido instalados.
O decreto prevê ainda que a instalação dos painéis deverá ser autorizada pelo condomínio ou por todos os proprietários, quando não houver condomínio constituído.
A diretora do Departamento de Usos do Solo da Secretaria Municipal do Urbanismo, Patrícia Monteiro, disse que a prefeitura fará a ponte entre as partes. A instalação da publicidade poderá ocorrer somente após a obtenção do alvará, que terá validade de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Para utilizar os espaços, as empresas de publicidade deverão obter um licenciamento do município. Para isso, precisam obedecer algumas regras.
Entre elas, o controle da intensidade luminosa do painel, especialmente durante o período da noite.