Turismo no Litoral do Paraná: Natal anuncia a maior temporada de verão nas praias

O Natal “emendado” com a virada do ano abre a temporada de veraneio recebendo milhões de turistas

Secretaria de Estado do Turismo
litoral virada natal

Virada do ano em Guaratuba (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

Para os municípios do Litoral do Paraná o Natal tem uma simbologia um pouco diferente das demais cidades do Estado. É que a data coincide e até inaugura a alta temporada de verão. Isso significa praias lotadas de turistas do Natal ao Réveillon, um dos períodos mais importantes do ano para a região, que vem ganhando força com apoio do governo do Estado nos últimos anos.

Mas, isso não quer dizer que as cidades não comemorem o Natal ou não tenham seus atrativos para esta época tão especial. No mapa do turismo de Natal do Paraná, as cidades recebem eventos especiais.

Já no próximo fim de semana tem agenda. As cidades de Morretes e Antonina voltam a receber os passeios da Maria Fumaça iluminada a partir de 7 de dezembro. Pelo terceiro ano o “Expresso de Natal” conduzirá turistas e visitantes pelos trilhos da Estrada de Ferro Princesa Isabel, que liga as duas cidades.

O “Expresso de Natal” é conduzido pela Maria Fumaça “Mogul 11”, fabricada em 1884, que detém o título de locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no Brasil, sendo a única Maria Fumaça em circulação no Estado.

Este ano o passeio está remodelado, com uma cara nova. Além de estar decorado para o Natal, o trem faz uma parada em um ponto turístico entre Antonina e Morretes, oferecendo atividades especialmente às crianças.

Restaurada pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) em 2018, é a mesma máquina que opera o itinerário do Trem Caiçara, na temporada anual de passeios que também acontece no Litoral paranaense, entre janeiro e fevereiro de 2025.

Os eventos contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) e do Viaje Paraná.

Já a programação do “Rumo ao Natal”, também tem parada em cidades do Litoral. Na edição deste ano a empresa colocará em circulação a histórica Maria Fumaça iluminada (modelo Mallet 204) e o Papai Noel a bordo da locomotiva fabricada em 1950.

Maria Fumaça Mallet 204 (Divulgação/Rumo)

Além da circulação da Maria Fumaça, a programação também contará com atrações especiais de Natal. No Litoral Antonina, Morretes e Paranaguá serão contempladas com apresentações teatrais e de corais de músicas natalinas.

O “Rumo Natal” vai passar entre Morretes e Antonina no dia 10 de dezembro, em Morretes nos dias 11 e 13 de dezembro e em Paranaguá nos dias 11, 12 e 13 de dezembro.

Árvore de Natal com 78 mil lâmpadas

Árvore de Natal em Guaratuba (Reprodução/Instagram/PMG)

Em Guaratuba, uma imponente árvore de Natal de 20 metros de altura é o grande destaque na Praça Central. A árvore, iluminada com 78 mil luzes, e outras decorações luminosas espalhadas pela praça prometem ser o cenário perfeito para fotos e para viver o espírito natalino. O acender das luzes de Natal na Praça aconteceu no último sábado (30).

Na praça também está programado a apresentação de um teatro musical de Natal, no dia 21 de dezembro, a partir das 20 horas.

Outras prefeituras do Litoral divulgam suas atrações de Natal nos próximos dias.

Temporada no Litoral promete ser a maior de todos os tempos

Show no Litoral em 2023 (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

O Natal no Litoral praticamente dá início à temporada oficial nas praias do Paraná. A próxima edição do Verão Maior Paraná começa poucos dias depois do Natal, no dia 28 de dezembro e se estende até 22 de fevereiro de 2025. O projeto, realizado pelo Governo do Estado, tem como objetivo melhorar a infraestrutura das praias, além de garantir saúde, segurança, lazer e entretenimento para turistas e moradores.

Além disso, o Verão Maior Paraná promoverá 33 shows gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná entre janeiro e fevereiro. Serão sete finais de semana seguidos com programação musical e grandes nomes da cultura popular brasileira nas praias paranaenses, de 10 de janeiro a 22 de fevereiro de 2025.