A Uber lança nesta quarta-feira (1º) uma nova possibilidade de conta reforçada de segurança: Uber Adolescentes. Com o recurso, jovens de 12 a 17 anos podem solicitar suas próprias viagens, com supervisão dos pais e responsáveis.

Com a conta, toda vez que o jovem solicitar um deslocamento, seus responsáveis receberão atualizações em tempo real e poderão acompanhar a viagem ao vivo, desde o embarque até o desembarque, e ligar para o motorista, se for preciso.

A ferramenta já foi lançada nos Estados Unidos e no Canadá e nesta quarta estará disponível em Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e em outras regiões do país nas cidades de Cuiabá, Curitiba e Florianópolis.

Para ativar a conta, o usuário precisa acessar o perfil familiar no aplicativo Uber. O responsável envia um link para que o jovem possa baixar o app no celular, criar sua nova conta e concluir o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança.

Os recursos de segurança são padrão para essas contas e não podem ser desligados pelo adolescente, pelo motorista parceiro ou pelos responsáveis, portanto, os adolescentes sempre terão acesso a eles com o toque de um botão. A exceção é a gravação de áudio, com a qual o adolescente precisa consentir antes que se torne padrão para todas as suas viagens no app.

Estão disponíveis para cada corrida os seguintes recursos de segurança: U-Acompanha, que dispara atualizações em tempo real da solicitação e do progresso da viagem aos responsáveis; U-Código, que só permite o início da viagem após a confirmação do código; U-Ajuda, que detecta mudança de rota e parada inesperada; U-Áudio, que permite a gravação criptografada da conversa ao longo do trajeto.