
A pizza e o rock and roll (ou rock ‘n’ roll) podem até parecer parceiros improváveis em um primeiro momento, mas quem ama, ama muito. Se a pizza conquista pelo estômago, o rock ‘n’ roll ganha pela alma.
Da união destas duas paixões, nasceu a BeatOven, uma pizzaria de Curitiba que traz a leveza e a crocância da massa de fermentação lenta e a trilha sonora das melhores batidas do rock. O empresário Fernando Muller foi quem teve a ideia de unir as paixões e criar a marca.
“Tive um insight enquanto estava sentado em uma mesa, no ponto onde seria a pizzaria, em Santa Felicidade. Lendo uma lista de palavras relacionadas à pizza, alegria, música e afins, surgiu Beat e Oven. Tem forno (oven, em inglês) e tem ritmo (beat), além de ser uma brincadeira sonora com Beethoven. Mas, não faria sentido algum usar Beethoven, um músico alemão, para um contexto de pizza italiana. Então, como trazer para um contexto atual? Foi assim que decidimos por uma roupagem rock ‘n’ roll anos 80, para criar um diferencial na comunicação”, afirma o empresário.
Com o tema definido, tudo começou a se encaixar. O conteúdo de atitude que permite ser divertido, irônico e exagerado. A logomarca faz referência a um play, ondas sonoras e uma fatia de pizza. O espaço tem paredes de tijolos, um grande neon e um baixo (instrumento musical) fixado na parede. O menu foi dividido de acordo com a “história do rock” e suas principais vertentes como, por exemplo, Rock Classics, Blues Rock, Progressive Rock, Hard Rock, Rockabilly e Glam Rock.
A partir daí as caixas de pizza ganharam diferentes artes, remetendo a ídolos do estilo musical. Beethoven é o grande destaque e aparece em versões roqueiras vestido como Freddie Mercury, Paul McCartney (em alusão à icônica capa do álbum Abbey Road, dos Beatles), Slash e David Bowie (na fase Ziggy Stardust).
Fermentação lenta: explosão de sabor da pizzaria
Esqueça o senso comum de que uma pizza de qualidade se resume apenas a uma boa cobertura. Aos amantes da música e da pizza, a BeatOven entrega sabor e inspiração. O verdadeiro segredo de uma pizza excepcional reside na base: a massa. E, para que essa base seja perfeita, dois fatores são fundamentais – e estão interligados: a escolha minuciosa dos ingredientes e a paciência da fermentação lenta.
“A seleção da matéria-prima é o primeiro passo para o sucesso. A farinha, por exemplo, não é toda igual. Pizzarias artesanais e de alta qualidade buscam farinhas com alto teor de proteína, que formam uma rede de glúten forte e elástica. Essa elasticidade é o que permite à massa crescer e reter o ar, resultando em uma textura leve, aerada e com as características “bolhas” na borda”, acrescenta Fernando Muller. O sal, a água e o azeite também desempenham papéis fundamentais. A água deve ser pura, e o azeite, de preferência, extra virgem, para adicionar sabor e maciez.
Mas, de nada adianta ter os melhores ingredientes sem o processo correto. É aqui que entra a fermentação lenta. Diferente das massas de preparo rápido, que levam poucas horas para fermentar, a fermentação lenta pode durar de 24 a 72 horas, ou até mais. Durante esse tempo, o fermento trabalha em temperaturas mais baixas, geralmente na geladeira, agindo de forma gradual e controlada. Essa lentidão traz uma série de benefícios que elevam a pizza a outro patamar. O processo permite que as leveduras consumam os açúcares da farinha, produzindo uma massa mais fácil de digerir.
É por isso que muitas pessoas relatam sentir menos peso no estômago após comer uma pizza artesanal de fermentação lenta. A fermentação prolongada também contribui para o desenvolvimento de um perfil de sabor mais complexo. A massa ganha notas mais ricas e profundas, com um leve toque ácido e aroma inconfundível, que simplesmente não são possíveis em um processo de fermentação rápida. Outra vantagem é o aprimoramento da textura, uma vez que a massa se torna incrivelmente macia por dentro e crocante por fora após o cozimento, com a borda (o famoso “corniccione”) estufada e cheia de alvéolos.
“A fermentação lenta é um dos segredos para que a experiência sensorial seja um diferencial da BeatOven. Claro que os ingredientes também são criteriosamente selecionados e o cardápio recebe diferentes opções, das clássicas até as especiais, além de cardápios sazonais e opções vegetarianas”, complementa o empresário.
Expansão
Após o sucesso em Santa Felicidade e região, a BeatOven inaugurou, em julho, uma dark kitchen no bairro Mercês. O local opera exclusivamente para entregas e pedidos para viagem, sem atendimento presencial ao público.
A inauguração da segunda unidade possibilita que clientes de outros bairros, num raio de 5km, recebam seus pedidos em casa. “A loja Mercês consegue atender bairros como Bigorrilho, Bom Retiro, Centro, Centro Cívico, Mossunguê e parte do Campina do Siqueira. Além desses, outros bairros próximos como Batel, Juvevê e parte do Água Verde também podem fazer pedidos para entrega em domicilio”, explica Fernando Muller.
Além do atendimento por delivery e retirada no balcão, a BeatOven oferece o serviço de atendimento em festas, como aniversários, jantares ou eventos corporativos. “O rodízio em eventos tem sido um sucesso. Além da qualidade da pizza, a equipe é preparada para cada evento e convidado. O conforto de estar no ambiente domiciliar ou empresarial torna o evento ainda mais agradável para quem participa e o anfitrião não precisa se preocupar com nada, além de saborear as pizzas”, finaliza.
Serviço:
BeatOven Pizzaria
Horário de atendimento: todos os dias, das 17h30 às 23h
Pedidos / WhatsApp: 41 3272-4592
Avenida Vereador Toaldo Túlio 4293 – Santa Felicidade
Rua Visconde do Rio Branco, 539 – Mercês
Site: www.beatoven.com.br
Redes Sociais: @beatovenpizza