vina
Vina ou salsicha (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Curitiba tem algumas palavras e expressões bem típicas, algumas só usadas aqui mesmo. Veja alguns exemplos:

Vina – É como o curitibano chama a salsicha, por influência dos imigrantes alemães. Wienerwurst é como se fala da Salsicha de Viena, que simplificando, ficou vina.
Penal – Em Curitiba é o estojo escolar. A palavra vem, provavelmente, de quando se usava pena de ave e tinteiro para escrever. Mas, em cidades de Santa Catarina também saberão o que é.
Gasosa – É um refrigerante, mas para merecer esse nome precisa de algum exotismo, como ser um sabor pouco comum. Em Curitiba a Gengibirra é um grande exemplo.
Gengibirra – A Gengibirra é um refrigerante à base de gengibre, muito consumida em Curitiba, e embora seja fabricada em uma cidade vizinha, sua origem remonta à Colônia Cecília, em Palmeira. Foi uma criação da família Cini há mais de 85 anos. O refrigerante ganhou o estatus de patrimônio cultural imaterial de Palmeira em 2019.
Tubão – Essa é a versão de bebida alcóolica disfarçada em garrafa de refrigerante. Quase sempre em garrafas pet de 2 litros, e que leva uma mistura alcóolica que só Deus sabe, mas faz a alegria dos jovens menos abastados. Observação: não recomendável.
Raia – Esssa não inédita de Curitiba, mas muito conhecida por esse nome aqui. Outros sinônimos para ela são pipa ou papagaio.
Piá – Um menino, mas também usado para qualquer um do sexo masculino, dependendo do momento e intimidade. Se for um amigo ou amiga é carinhoso, se for de um inimigo, ele está te chamando de crianção.
Piá de prédio – Pejorativo. Qualquer criança ou adolescente sem habilidades para enfrentar a selva de pedra ou a selva em si.
Guria – O mesmo que piá, mas para o sexo feminino. Curiosamente, não existe o guria de prédio, mas no léxico brasileiro a expressão menina de prédio se encaixa.

Mimosa – Na Grande Curitiba, é como conhecemos a mimosa poncã, produzida no Vale do Ribeira. Para muitos, portanto, todo cítrico que vem do Vale, é uma mimosa. Fora da região, a mimosa é mais conhecida pela bebida de criação francesa, que leva champanhe e algum suco cítrico.
Jojoca – É o soluço. Uma expressão que até alguns curitibanos não estão acostumados, quanto mais quem acaba de chegar. Mas a palavra até consta do dicionário inFormal.

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.