vento leva telhado de posto
Vento leva parte interna de telhado de posto de combustível em Curitiba (João Frigério)

Parte do telhado interno de um posto de combustível foi levado pelo vento nesta manhã de quarta, 28. em Curitiba. Embora a previsão seja de ventos de até 66 quilômetros por hora (km/h), as rajadas que destelharam foram mais fracas. O vento marca a mudança no tempo na Capital do Paraná, que terá dias bem frios pela frente.

Até as 8 horas desta manhã, na estação de monitoramento do Jardim Botânico, a maior velocidade registrada foi de 36,3km/h, conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Na estação de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), as rajadas chegaram a 53,28 km/h.

Leia mais:

O caso foi registrado no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) na Rua João Bettega com a General Potiguara. De acordo com o videorepórter João Frigério, uma lufada de vento levou toda a parte debaixo do telhado do posto onde havia parado para abastecer.

Ainda conforme Frigério, no momento da queda do material um motorista de aplicativo estava abastecendo o veículo com gás natural veicular. Por sorte, nenhum estilhado das telhas atingiram o motorista.

Frente fria traz chuvas de vento a Curitiba

Essa alteração é resultado do avanço de um novo sistema que irá mudar drasticamente as condições do tempo no Paraná a partir desta quarta-feira (28). A previsão é que após a chuva, as temperatura caiam bruscamente em todas as regiões do Estado, com possibilidades de mínimas 15ºC abaixo as registradas no dia anterior, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar)

O meteorologista Fernando Mendes, explica que essa frente fria chegou ao Paraná nesta terça, 27, e já provocou chuva na região Oeste e Sudoeste do Estado. Nesta quarta, 28, avança para o restante do Paraná em direção a São Paulo.

“As chuvas estão mais fracas no Paraná, mas ainda há possibilidade de alguma rajada de vento, principalmente no Centro-Leste e no Leste do estado, e no Oeste e Sudoeste, em função do ingresso do ar mais frio na região”,

explicou Mendes.

Quinta, frio chega com força ao Paraná

Na quinta-feira, 20, o tempo segue mais estável, mas o frio começa a se estabelecer mais na região. Há chances de geada a partir do Sul do estado, inclusive com alguma possibilidade de chuvisco e, no caso, há condição de chuva congelada a partir de áreas de divisa com Santa Catarina.

Na sexta-feira, o frio se intensifica entre as regiões do Paraná. O risco de geada se expande um pouco mais até inclusive porções mais ao Norte, desde o Oeste, Sul do Oeste, Centro-Sul, parte do Leste e Campos Gerais.

Entre o sábado e domingo, o tempo segue firme no estado. Ainda faz um pouco de frio para amanhã. Segue o risco de alguma formação de geada no interior, mas principalmente entre o sul e região dos campos gerais.