
Parte do telhado interno de um posto de combustível foi levado pelo vento nesta manhã de quarta, 28. em Curitiba. Embora a previsão seja de ventos de até 66 quilômetros por hora (km/h), as rajadas que destelharam foram mais fracas. O vento marca a mudança no tempo na Capital do Paraná, que terá dias bem frios pela frente.
Até as 8 horas desta manhã, na estação de monitoramento do Jardim Botânico, a maior velocidade registrada foi de 36,3km/h, conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Na estação de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), as rajadas chegaram a 53,28 km/h.
Leia mais:
O caso foi registrado no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) na Rua João Bettega com a General Potiguara. De acordo com o videorepórter João Frigério, uma lufada de vento levou toda a parte debaixo do telhado do posto onde havia parado para abastecer.
Ainda conforme Frigério, no momento da queda do material um motorista de aplicativo estava abastecendo o veículo com gás natural veicular. Por sorte, nenhum estilhado das telhas atingiram o motorista.
Frente fria traz chuvas de vento a Curitiba
Essa alteração é resultado do avanço de um novo sistema que irá mudar drasticamente as condições do tempo no Paraná a partir desta quarta-feira (28). A previsão é que após a chuva, as temperatura caiam bruscamente em todas as regiões do Estado, com possibilidades de mínimas 15ºC abaixo as registradas no dia anterior, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar)
O meteorologista Fernando Mendes, explica que essa frente fria chegou ao Paraná nesta terça, 27, e já provocou chuva na região Oeste e Sudoeste do Estado. Nesta quarta, 28, avança para o restante do Paraná em direção a São Paulo.
“As chuvas estão mais fracas no Paraná, mas ainda há possibilidade de alguma rajada de vento, principalmente no Centro-Leste e no Leste do estado, e no Oeste e Sudoeste, em função do ingresso do ar mais frio na região”,
explicou Mendes.
Quinta, frio chega com força ao Paraná
Na quinta-feira, 20, o tempo segue mais estável, mas o frio começa a se estabelecer mais na região. Há chances de geada a partir do Sul do estado, inclusive com alguma possibilidade de chuvisco e, no caso, há condição de chuva congelada a partir de áreas de divisa com Santa Catarina.
Na sexta-feira, o frio se intensifica entre as regiões do Paraná. O risco de geada se expande um pouco mais até inclusive porções mais ao Norte, desde o Oeste, Sul do Oeste, Centro-Sul, parte do Leste e Campos Gerais.
Entre o sábado e domingo, o tempo segue firme no estado. Ainda faz um pouco de frio para amanhã. Segue o risco de alguma formação de geada no interior, mas principalmente entre o sul e região dos campos gerais.