captura_de_tela_2024-05-05_134822
Grupo Amor em Patas

As equipes do Poder Público e de voluntários resgataram pelo menos 5.646 animais ilhados pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS). Porém, o número deve ser bem maior, já que se formaram diversos grupos de voluntários para o salvamento de cães e gatos que ficaram para trás devido às enchentes que assolam o estado. Nas regiões rurais, também há animais de grande porte, como cavalos, bois, ovelhas e porcos feridos e ilhados. A ONG Médicos Veterinários de Rua de Curitiba vai enviar para o Rio Grande do Sul cerca de 15 profissionais para ajudar no atendimento dos animais na tragédia no Rio Grande do Sul. Eles vão partir na próxima quarta-feira (8) levando também doações.
“O grupo está aumentando.Já estamos em 15 pessoas, entre veterinários, auxiliares, acadêmicos e pessoas que abraçam a causa animal”, contou Fernanda Bassa, uma das organizadoras da caravana.

Como ajudar e doar

Os profissionais também vão levar doações nos carros e carretas. Quem quiser ajudar a ONG na ação solidária pode doar qualquer quantia no pix [email protected]. Segundo Fernanda, o grupo também aceita doações de ração pastosa, água, cobertores, coleiras, caminhas, ração normal para cães e gatos, caixas de transporte, vermífugos, antipulgas, antibiótico, analgésicos, seringas, itens de limpeza, água.

Tudo é bem-vindo. As doações podem ser feitas até terça (7) na Clínica Veterinária Pata Limpa, que fica na Rua Alexandre Salata 530, na Vila Guaíra, e em São José dos Pinhais, na Rua João Zarpelon, 398, no bairro Costeira.

Mais informações no perfil da ONG Vets de Rua e Médicos de Rua

Sobre os “vets de rua”

A ONG Médicos Veterinários de Rua de Curitiba reúne médicos, estudantes e voluntários apaixonados por animais. O objetivo é oferecer assistência médica aos animais abandonados ou que estão junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Junto com o grupo de Médicos de Rua, os “vets de rua” vão à Praça Tiradentes no último domingo de cada mês prestar atendimento às pessoas em situação de rua e seus animais.

Site facilita reencontro de tutores e pets na tragédia

Muitos pets se perderam dos seus tutores ou não conseguiram ser resgatados nas cidades gaúchas. Para que donos e animais possam se reencontrar, foi criado o site Pets Rs.

Através do endereço virtual www.petsrs.com.br, é possível consultar um catálogo de animais que já foram encontrados ou falar com um voluntário para que o seu amigo de quatro patas entre no site para ser reconhecido, caso seja localizado.

Quem acessa o portal também conta com a opção de se tornar um voluntário na sua região, ampliando as chances de reencontro entre os animais e as suas famílias.