Leonardo da Vinci, autor da mais famosa pintura sacra, foi um grandecozinheiro. A mais famosa representação desse banquete foi pintada naparede do convento renascentista de “Santa Maria delle Grazie”, emMilão, na Itália, por um dos maiores artistas de todos os tempos:Leonardo da Vinci (1452-1519). Chama-se “A Última Ceia”, tem mais de 9metros de largura e 4,20 metros de altura. Leonardo levou três anospara concluir sua obra-prima. Mostra o momento em que Jesus diz aosdiscípulos que será traído por um deles. Judas aparece com o cotovelodireito sobre a mesa. O impressionante efeito dramático da pintura sedeve à distribuição das figuras, reunidas em grupos de três – só Jesus,no centro, está isolado -, pelas suas expressões de espanto, dúvida,indiferença, indignação e amor.
Há muitos séculos os cristãos jejuam e se abstém de carne naSexta-feira Santa. Fazem essa penitência em louvor ao martírio deJesus, porém os cristãos sempre valorizaram a mesa. Para eles, a comidareforça o vínculo do homem com o mundo e garante o dom da vida. O jejume a abstinência, portanto, só se justificam como tributo a Deus. Outrafunção cristã da comida é estreitar as relações humanas. Sentado àmesa, anunciando a salvação, Jesus formou sua comunidade. O NovoTestamento dá a esses banquetes um sentido simbólico e sagrado. Naúltima ceia, na véspera de sua morte, Jesus predisse a traição de Judase instituiu a Eucaristia, o sacramento no qual ele estaria presente sobas aparências do pão e do vinho, com seu corpo, sangue, alma edivindade. Na Palestina do tempo de Jesus, os alimentos eram temperadoscom açafrão, alho, anis, canela, cebola, cominho, cravo, gengibre,gergelim, louro, manjerona, orégano, noz-moscada e salsa. O Trigo eraum alimento importantíssimo, seguido pela cevada. O pão e o mel tinhamgrande prestígio. Comia-se também abóbora, agrião, alcachofra,alho-porro, aspargos, couve e salsão frescos. Alcaparras, azeitonas epepinos ficavam na salmoura. Ervilhas, favas e lentilhas eram grãossecos fundamentais. Serviam para fazer sopa, uma preparação muitodifundida. Os leites de ovelha e cabra eram os mais populares. O devaca, raro e caro, destinava-se às pessoas abastadas. Com o leite sepreparava creme, manteiga e queijo. As carnes principais eram decordeiro e cabra, assadas na brasa ou cozidas em bebida, vinho oucerveja. No século I, o filósofo e historiador grego Plutarco elogiouas Romãs e Tâmaras de Jericó. Outras frutas eram Damasco, Figo, Uva eMaçã. A Noz tinha o status do nosso bombom.
Conheça um pouco mais sobre suas especiarias
Aniz estrelado — Especiaria utilizada em diversos pratos orientais quelevam carne de frango, porco, pato, frutos do mar e marinadas. Seusabor é suave, aromático, apimentado e doce.
Zimbro — Semelhante a uma mini jabuticaba, possui aroma de pinho, suavepicante. È utilizada no preparo de carnes suínas, de caça, patês,confits, terrinas e outros.Uma das aplicações mais conhecidas é comoelemento básico no preparo do Gin.
Gengibre — segundo o dicionário Houaiss o gengibre é uma ervapertencente à família das zingiberáceas, nativo das regiões tropicaisda Ásia, onde é muito utilizada na medicina, na culinária, iguarias ebebidas. Na verdade à parte que utilizamos é a polpa da raiz, a qual éde coloração amarelo-clara. Com seu sabor peculiar meio picante, ogengibre é utilizado em suas diversas aplicações ao redor do mundo,sendo muito expressivo nas culinárias de regiões tropicais como oCaribe e o nordeste brasileiro.
Páprica — Especiaria de coloração avermelha e provém do pimentãovermelho em pó. Existem dois tipos básicos de páprica, a doce e apicante. Muito utilizada em receitas da culinária européia.
Curry — Esta é na verdade uma mescla de diversas especiariasdesidratadas em pó de coloração amarela e sabor picante e aromapeculiar. Conhecida no mundo todo, esta especiaria é básica para quasetodas as receitas indianas, mas na verdade o curry é também o nome dadoa diversas receitas que aplicam técnicas e ingredientes similares. Ocurry em pó é uma mescla de semente cominho, semente de coentro,cúrcuma, páprica, gengibre, chilli, folhas de curry.
Garam Masala — Mix de especiarias muito utilizada na culinária indiana.Consiste em uma mescla de pimenta do reino 20g, cravo da Índia 10g,canela 20g, cardamono 15g, sementes de cominho 10g, louro 10g, sementesde cominho 5g, todos os ingredientes são torrados e moídos.i