Brasil e Argentina luta por uma vaga na final da Olimpíada, hoje às 10h (de Brasília) desta terça, no estádio dos Trabalhadores, em Pequim. Dos quatro semifinalistas, apenas o Brasil nunca conquistou o ouro olímpico. Até Nigéria e Bélgica, que fazem hoje a outra semifinal, já venceram.
Esse será o segundo confronto entre Brasil e Argentina em Olimpíadas. Antes, haviam se enfrentado em Seul, em 1988. Na época, o time brasileiro do técnico Carlos Alberto Silva eliminou os adversários nas quartas-de-final, por 1 a 0, gol do meia Geovani (do Vasco).
Em Seul, foi a última final do futebol do Brasil em Olimpíadas. Nos últimos 20 anos, o time nacional conseguiu no máximo um bronze, em Atlanta-1996, além de uma campanha decepcionante em Sydney-2000 e dos fracassos em classificações para as edições de Barcelona-1992 e Atenas-2004.
Para o jogo de hoje, Dunga pretende manter o mesmo time que venceu Camarões, por 2 a 0, nas quartas-de-final. Com isso, Alexandre Pato permanece no banco de reservas. O Brasil ainda não sofreu gols na Olimpíada – foram quatro jogos, quatro vitórias e 11 gols marcados.
Sob o comando do técnico Dunga, a seleção nunca sofreu um gol da Argentina. Foram duas vitórias por 3 a 0 e um empate em 0 a 0.
Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno, Marcelo; Lucas, Hernanes, Anderson, Diego; Ronaldinho e Rafael Sobis. Técnico: Dunga
Na China
Brasil
Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno, Marcelo; Lucas, Hernanes, Anderson, Diego; Ronaldinho e Rafael Sobis. Técnico: Dunga
Argentina
Romero; Garay, Monzón, Zabaleta, Pareja; Gago, Mascherano, Riquelme, Lavezzi (Di Maria); Messi e Aguero
Técnico: Sergio Batista
Arbitragem: Martin Vasquéz (URU)
Local: estádio dos Trabalhadores, em Pequim (China)
Hora: 10h (de Brasília)