Thiago Monteiro, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, perdeu nesta terça-feira (19), para o norte-coreano Hyok Bong Kim, por 4 sets a 1, pelos Jogos Olímpicos Pequim 2008, no Ginásio da Universidade da capital da China. Mais cedo, Gustavo Tsuboi perdeu para o grego Panagiotis Gionis depois de vencer a primeira partida. Com os resultados, Brasil está fora da briga por medalhas na competição individual.
Bem que Thiago começou abrindo 5/1 no primeiro set. Mas o norte-coreano mostrou poder de reação, e virou para 8/5 antes de fechar a primeira parte do jogo. O segundo set foi o mais equilibrado do jogo, com os dois mesatenistas empatando em 4/4, 8/8 e 9/9. Nos dois saques de Thiago, Hyok conseguiu converter os dois pontos que precisava para abrir 2/0.
No terceiro set, o asiático esteve sempre à frente, não tendo dificuldades em fechar em 11/6, após quatro minutos de jogo. No quarto set, Thiago impôs seu ritmo e abriu boa diferença (7/3). De quebra, repetiu o que o coreano fizera no segundo set: marcou os dois últimos pontos no serviço de Hyok Bong Kim.
Mas, no último set do jogo, a diferença entre os dois mesa-tenistas voltou a aparecer. O norte-coreano fez 4/0 e 9/3, antes de vencer por 11/5. Como Mariany Nonaka perdera na individual feminina na segunda, 18, e o Brasil foi eliminado na primeira fase da competição por equipes na semana passada, a derrota de Thiago encerra a participação brasileira no tênis de mesa em Pequim.