Com os gols marcados por Formiga, Marta e Cristiane (2), a seleção brasileira de futebol feminino goleou a Alemanha por 4 a 1 e garantiu a vaga para a final no torneio dos Jogos Olímpicos de Pequim. O time vai isputar a medalha de ouro contra os Estados Unidos, que venceram o Japão por 4 a 2.

Foi a a primeira vitória brasileira sobre a Alemanha em jogos oficiais, e ainda uma vingança da derrota na final da Copa do Mundo, em 2007.

Nos 20 minutos iniciais a Alemanha dominou o jogo, atuando com solidez na defesa e usando os contra-ataques para chegar com perigo ao gol brasileiro. Aproveitando uma falha da zagueira Érika aos nove minutos, a atacante alemã Birgit Prinz entrou livre pela direita para fazer 1 a 0 para a Alemanha. O gol desconcentrou o time brasileiro, que passou a errar passes e parou no forte bloqueio alemão na defesa. Aos poucos, o Brasil se reencontrou e equilibrou a partida, até que aos 43 minutos Cristiane fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Formiga empatar.

O Brasil voltou arrasador no segundo tempo. Aos quatro minutos, após um rápido contra-ataque de Marta pela direita, ela tocou para Cristiane bater rasteiro no canto direito da goleira alemã Nadine Angerer e virar o jogo para 2 a 1. As alemãs ficaram nervosas e tentaram pressionar a equipe brasileira, que passou a jogar em contra-ataques. Aos oito minutos, Marta arrancou em velocidade pela direita, venceu na corrida duas zagueiras alemãs e tocou de bico dentro da área, no melhor estilo “Romário”, e ampliou para 3 a 1 Brasil.

Aos 30 minutos do segundo tempo, Cristiane marcou um golaço ao passar por quatro alemãs, invadir a área e tocar com categoria no canto direito para fazer 4 a 1 e fechar o placar no Estádio de Shangai. O técnico Jorge Barcellos ainda fez duas alterações no time. Colocou Franciele no lugar de Daniela, aos 31 minutos. Aos 41, a atacante Fabiana substituiu Cristiane, que saiu de campo machucada após sofrer uma entrada violenta da zagueira Ariane Hingst.

Atualizada às 13h03