O Brasil jogou mal, mas estreou com vitória no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Com um gol de Hernanes, o time derrotou a Bélgica por 1 a 0 no Estádio Olímpico de Shenyang (a 700 km da capital chinesa), e agora lidera o grupo C três pontos – no outro jogo da chave, China e Nova Zelândia empataram em 1 a 1.
O time chegou ao gol quando tinha um jogador a mais – o zagueiro Kompany foi expulso por levar o segundo cartão amarelo. A Bélgica ainda teria mais um jogador a levar cartão vermelho, o meia Fellaini. Na jogada do gol, o meia Diego disputou com a zaga uma bola que parecia perdida e ela acabou nos pés de Hernanes. O meia do São Paulo deu um bonito drible e bateu de perna esquerda, no alto, para fazer um belo gol, aos 31 do 2º tempo.
A seleção apresentou futebol burocrático e pouco ofensivo. Ronaldinho Gaúcho pouco brilhou e os meio-campistas quase não participaram da articulação das jogadas – com exceção do lance do gol.
Dos três paranaenses entraram em campo, o lateral Rafinha saiu-se melhor, com boas jogadas ofensivas. O atacante Alexandre Pato ficou um tanto isolado e pouco rendeu, enquanto Thiago Neves entrou no segundo tempo, mas teve mais erros que acertos.
A equipe jogou com Renan, Rafinha, Alex Silva, Breno e Marcelo; Hernanes, Anderson (Tiago Neves), Lucas e Diego (Ramires); Ronaldinho e Pato (Jô).
O Brasil volta a campo no domingo, às 6h (de Brasília), também em Shenyang, contra a Nova Zelândia.
Atualizado às 10h49