Dunga conquistou na sexta-feira sua segunda medalha olímpica. Em Los Angeles-1984, foi prata como jogador. Em Pequim-2008, ganhou o bronze como técnico. Na China, a seleção brasileira de futebol derrotou a Bélgica, por 3 a 0, na disputa pelo bronze.
Após a partida, Dunga se virou para a tribuna de imprensa e soltou uma série de palavrões. Tudo foi filmado pelo telão do estádio. O alvo eram profissionais da Rede Globo.
Ao chegar à sala de entrevista coletiva, o técnico chegou rindo e perguntou a um grupo de jornalistas da Globo: “que cara é essa, morreu alguém?”. Mais tarde, Dunga explicou o episódio. “Olha aqui, isso é cara de homem (batendo com força no rosto). Sou uma pessoa transparente, com caráter. O recado foi para uns caras que estavam ali do lado”, comentou o treinador. “Vocês sabem quem são. Vocês viram a cara deles depois jogo. Parecia que alguém tinha morrido”, afirmou, sugerindo que a conquista do bronze incomodou seus adversários – entre eles, a TV Globo.
Contestado após a derrota para Argentina, Dunga acrediat que esteja sendo ‘fritado’ pela rede de TV. O motivo da discória foram as normas de trabalho impostas pelo treinador, mais especificamente em relação ao fim de entrevistas exclusivas e ao acesso aos jogadores em horários não reservados à mídia. “Aqui dentro tinha esquema. Comigo não tem. Acabei com o privilégio, e isso causa revolta”, declarou.
Depois da conquista da medalha de bronze, o grupo da seleção brasileira parte para Pequim, onde no sábado participa da cerimônia de premiação do futebol, após a final entre Argentina e Nigéria no estádio Ninho de Pássaro.
“Tenho muito orgulho de ter feito parte desse grupo. Todos deram o máximo, nos treinos, na preparação, para ganhar a medalha de ouro. Mas a medalha de bronze também tem muito valor”, disse Ronaldinho
Na China
Brasil 3
Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno (Thiago Silva), Marcelo; Ramires, Hernanes, Anderson, Diego; Ronaldinho e Jô. Técnico: Dunga
Bélgica 0
Bailly; De Roover, Simaeys, Vermaelen; Pocognoli, Haroun, Vertonghen, Martens (Vanden Borre), Tom de Mul; Mirallas (Mulemo) e Dembele. Técnico: Jean-François De Sard
Gols: Diego (27-1º) e Jô (44-1º e 47-2º)
Arbitragem: Thomas Weinwaller (AUT)
Cartões amarelos: Ronaldinho (BRA), Marcelo (BRA), Thiago Silva (BRA)
Local: estádio de Xangai (China)