Futebol masculino estréia na quinta-feira nas Olímpiadas

Conheça os grupos que disputarão a medalha de ouro em Pequim e saiba a data dos jogos da seleção

Redação Bem Paraná

A seleção brasileira masculina de futebol desembarcou em Shenyang disposta a viver o sonho olímpico depois de passar oito anos longe dos Jogos. Como não conseguiu a classificação para Atenas-2004, o time volta ao torneio para tentar o título que falta ao futebol brasileiro. A equipe está no grupo C da competição, ao lado dos anfitriões chineses, da Nova Zelândia e da Bélgica, adversário da estréia, nesta quinta-feira (7).

No comando da equipe está o ex-cabeça de área Dunga, para quem todo esse espírito não é novidade. Ele fez parte do time medalha de prata em Los Angeles-84, que foi derrotado pela França na final. “O que eu me lembro bem dos Jogos é o ambiente, da coisa de estarem juntos atletas de diferentes países. Foi muito bom. E, para mim, muito importante também. Era a minha primeira grande competição pelo Brasil. Antigamente era esse o caminho natural de um atleta”, disse Dunga, contente com a preparação realizada na China. “Apesar de toda a dificuldade em relação à liberação de alguns jogadores, acho que até aqui aproveitamos bem o tempo que tivemos”, completou.

O treinador brasileiro destaca como um dos maiores acertos da comissão técnica a opção de viajar logo para a Ásia. “Vir antes foi importantíssimo, para resolver de uma vez a questão do fuso”, explicou. E depois de amistosos contra Cingapura e Vietnã, a equipe se recolheu na tranqüilidade de Shenyang, sede das competições de futebol, para treinar jogadas pelas laterais, bolas paradas e finalizações. Tudo para garantir a força ofensiva da seleção.

O ataque brasileiro terá o reforço de um jogador experiente em Jogos Olímpicos: Ronaldinho Gaúcho, que esteve em Sydney-2000, quando o Brasil foi eliminado por Camarões com o extinto gol de ouro. De lá em diante, ele foi campeão mundial pela seleção e eleito duas vezes o melhor jogador do mundo. Há um mês se submete a uma carga especial de treinamento e vibra com a possibilidade de disputar novamente o torneio. “Disputar dois Jogos Olímpicos é raro para um jogador de futebol. E é algo que eu queria muito. Essa oportunidade é um presente”, comemorou.

Depois de uma temporada prejudicado por seguidas lesões que o deixaram afastado dos campos por bastante tempo, Ronaldinho se diz pronto. “Contando o tempo de trabalho com o Paulo Paixão [preparador físico da seleção] e os treinamentos com o restante da equipe, dá um mês. E ainda tivemos os dois jogos preparatórios, que foram muito importantes”, contou. Mesmo veterano em Jogos Olímpicos, ele vive pela primeira vez a experiência de conviver com outros atletas. “Antes a gente ficava isolado num hotel exclusivo, agora está todo mundo junto e o ambiente é ótimo.”

Para a estréia, o time tem o desfalque do zagueiro Thiago Silva, que sofreu uma contusão na panturrilha direita no amistoso contra o Vietnã. O jogador continuará a fazer tratamento com o médico Rodrigo Lasmar e o fisioterapeuta Odir de Souza para estar em campo na segunda partida, neste domingo, 10 de agosto, contra a Nova Zelândia. Com isso, a zaga para a estréia será formada por Breno e Alex Silva. Sem zagueiros no banco, o volante Lucas deve ser deslocado para o setor caso seja necessário.

Além da medalha garantida pela equipe defendida por Dunga em Los Angeles-84, o Brasil tem mais duas na história do torneio: outra prata em Seul-88, conquistada pelo grupo que revelou, entre outros, Romário, e o bronze em Atlanta-96, time em que despontou Ronaldo Fenômeno.

Grupos

A: Costa do Marfim, Argentina, Austrália, Sérvia
B: Holanda, Nigéria, Japão, EUA
C: China, Nova Zelândia, Brasil, Bélgica
D: Coréia do Sul, Camarões, Honduras, Itália

Jogos do Brasil

Dia 07/08 – 17h – Brasil x Bélgica – Estádio Olímpico de Shenyang (Coroa de Cristal)
Dia 10/08 – 17h – Nova Zelândia x Brasil – Estádio Olímpico de Shenyang (Coroa de Cristal)
Dia 13/08 – 19h45 – China x Brasil – Estádio do Centro Olímpico de Qinhuangdao

Quartas-de-final
Primeiro A x Segundo B = Vencedor 1
Primeiro B x Segundo A = Vencedor 2
Primeiro C x Segundo D = Vencedor 3
Primeiro D x Segundo C = Vencedor 4

Time Brasil em Pequim 2008

Alexandre Pato (atacante)
Alex Silva (zagueiro)
Anderson (volante)
Breno (zagueiro)
Diego (meia)
Diego Alves (goleiro)
Hernanes (volante)
Ilsinho (lateral)
Jô (atacante)
Lucas (volante)
Marcelo (lateral)
Rafael Sobis (atacante)
Rafinha (lateral)
Ramires (volante)
Renan (goleiro)
Ronaldinho (atacante)
Thiago Neves (meia)
Thiago Silva (zagueiro)