A seleção brasileira de ginástica artística feminina fez uma excelente estréia na Olimpíada de Pequim, na manhã deste domingo (10/8). Demonstrando muita união, a seleção garantiu a inédita vaga na final por equipes. Jade Barbosa foi um dos destaques, se classificando para disputar as finais do individual geral e salto. Daiane dos Santos representará o país na final do solo.
As ginastas brasileiras entraram para história ao conquistar pela primeira vez a vaga para a final por equipes. Ana Cláudia Silva, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Laís Souza conquistaram o sétimo lugar, somando 233.800 pontos (as oito melhores se classificam). China, Estados Unidos, Rússia, Romênia, Austrália, França e Japão serão os adversários do Brasil na final.
Jade Barbosa foi um dos destaques das eliminatórias. A ginasta garantiu participação em duas finais: individual geral, ao terminar a disputa em 12º lugar (24 se classificam), e no salto, com a sétima colocação (oito melhores garantem a vaga). Daiane dos Santos brilhou no solo e conquistou o quinto lugar, garantindo vaga na final.
Nas eliminatórias foram definidas as oito melhores ginastas de cada aparelho, as oito melhores equipes e as 24 ginastas melhor classificados para competir pelo título Individual Geral. As competições de ginástica artística acontecem até 18 de agosto, no Ginásio Nacional.
Na disputa masculina realizada na madrugada de sábado (9/8), Diego Hypólito fez excelente apresentação na fase classificatória do solo e garantiu a inédita vaga na final deste aparelho, com a nota de 15.950.
GINÁSTICA BRASILEIRA EM JOGOS OLÍMPICOS
Jogos Olímpicos Sydney 2000
FEMININA
Individual Geral
20º lugar: Daniele Hypolito
49º lugar: Camila Comim
MASCULINO (não houve representante)
Jogos Olímpicos de Atenas 2004
FEMININA
Equipe – 9º lugar
Individual Geral
12º lugar: Daniele Hypolito
16º lugar: Camila Comim
27º lugar: Ana Paula Rodrigues
34º lugar: Laís Souza
Solo
5º lugar: Daiane dos Santos
MASCULINO
Individual Geral
33º lugar: Mosiah Rodrigues