Tudo parecia a favor do brasileiro. Diego Hypólito viu cair seu maior adversário, o romeno Marian Dragulescu, logo no início da competição. O caminho ficou aberto para o ginasta brasileiro. Sabendo do fracasso do colega, Hypolito não arriscou: deixou seu principal salto, que leva seu nome, fora da competição.
Campeão mundial em 2005, 2007 e vice em 2006, o atleta era cotado como favorito e uma das esperanças brasileiras de medalha. Sem ousar, o brasileiro cumpriu toda a série de exercícios corretamente até o último salto, quando caiu e ficou desolado.
Mesmo com o tombo sua nota foi 15,200, o suficiente para o sexto lugar. O chinês Kai Zou levou o ouro, com 16,050. O espanhol Gervásio Deffer ficou com a prata, com 15,775, seguido do russo Anton Golotsutskov, com 15,725.
Diego Hypólito saiu chorando, e afirmando não acreditar no que tinha acontecido. Na arquibancada sua irmã Daniele Hypólito e a comitiva brasileira também ficaram inconsoláveis, e não contiveram as lágrimas.
Outro atleta brasileiro que não conquistou medalha nesse domingo (17) foi Jade Barbosa. Ela ficou em sétimo lugar no salto.