Um desfalque de última hora marcou a vitória, por 3 sets a 1 (25/27, 25/20, 25/18 e 25/21) da equipe masculina brasileira de vôlei sobre a Sérvia, , ontem, em Pequim 2008. O capitão do time, Giba, ficou fora da partida, devido a uma tendinite no ombro direito. Murilo, seu substituto, foi o grande destaque da partida.
O Brasil entrou em quadra com Murilo, Dante, André Heller, Gustavo, Marcelinho e André Nascimento, além do líbero Serginho. O Brasil fez um primeiro set irregular, apesar de liderar boa parte da etapa. No fim, deixou o adversário empatar em 24, sendo superado por 27 a 25.
No set seguinte, a postura da equipe foi outra. Mais vibrante, o Brasil abriu 5 a 0, com o saque balanceado de André Heller quebrando a recepção sérvia. Com lindas defesas de Serginho e atuações seguras de Dante e Murilo, o time nacional manteve a vantagem para fechar o set.
A partir daí, o Brasil passou a impor o seu ritmo. Marcelinho variou bem as jogadas, desmontando a defesa adversária. No terceiro set, a bola de meio funcionou melhor e o bloqueio parou o ataque da Sérvia. Na etapa final, o time comandado por Bernardinho mostrou por que é considerado um dos favoritos à medalha de ouro. Com uma atuação sólida, o time mostrou qualidade nos principais fundamentos, fechando a partida.
O Brasil divide a liderança do Grupo B com a Polônia (duas vitórias em dois jogos). Os quatro melhores de cada chave passam para as quartas-de-final. O time volta a jogar à 1h30 de quinta-feira, contra a Rússia. Depois, pegará Polônia e Alemanha.