Onze paranaenses trazem medalhas

Única conquista individual foi da maringaense Natalia Falavigna, no taekwondo

Redação Bem Paraná

Dos 23 atletas paranaenses em Pequim, 11 voltaram para casa com medalhas. A única conquista individual foi de Natalia Falavigna, nascida em Maringá e com residência em Londrina, que conquistou bronze no taekwondo.

O curitibano Emanuel ficou com bronze no vôlei de praia, fazendo dupla com Ricardo. As outras conquistas vieram em esportes coletivos. Giba, Samuel e Escadinha ganharam prata no vôlei masculino.

Andréia Suntaque, Renata Costa e Simone Jatobá também trouxeram medalhas de prata para o Paraná. A conquista foi no futebol feminino. Alexandre Pato, Rafinha e Thiago Neves ganharam bronze no futebol masculino.

Luta

Natalia Falavigna ganhou o bronze na categoria acima de 67kg. É a primeira vez na história do taekwondo que um atleta brasileiro conquista medalha nos Jogos.
A escalada rumo ao pódio começou com a vitória sobre Kyriaki Kouvari, da Grécia. A próxima derrotada foi a australiana Carmen Marton, nas quartas-de-final. Veio, então, a luta contra a norueguesa Nina Solheim. “Ela é uma atleta que a gente não conhecia muito”, disse Fernando Madureira, técnico de Falavigna. Após três rounds, empate em 2 a 2. No quarto round, de desempate com golden score, igualdade em 0 a 0 e os juízes deram vitória para a norueguesa. Na disputa do bronze, vitória sobre Karolina Kerdzierska, da Suécia.