As brasileiras Renata e Talita estrearam com vitória no vôlei de praia feminino dos Jogos Olímpicos na madrugada deste domingo. Sob o forte calor na Arena de Chaoyang, a dupla confirmou seu favoritismo e, de virada, despachou as mexicanas Candelas e Garcia por 2 sets a 1, com parciais de 18/21, 21/16 e 15/8.


 


Renata e Talita começaram bem o primeiro set da partida, mas não resistiram à habilidade da veterana Garcia no ataque e, o bom desempenho defensivo da jovem Candelas – uma parceria que ainda promete dar trabalho no Circuito Mundial.
 


Com 1,96m, Candelas soube aproveitar bem sua estatura e não deu chances aos ataques de Talita, bloqueando a brasileira e fechando o set em 21 a 18. Pelo lado brasileiro, Renata teve atuação apagada e não conseguiu desenvolver seu melhor jogo.


 


No segundo set, as mexicanas voltaram explorando o saque e se aproveitaram dos erros de posicionamento da dupla brasileira para abrir quatro pontos de vantagem no marcador.


 


Em uma ótima recuperação, sempre na força do ataque de Talita, a dupla brasileira passou a virar as bolas que precisava e chegou a abrir cinco pontos de vantagem. Já no fim do set, o Brasil voltou a cometer erros bobos na defesa e teve trabalho para neutralizar os ataques de Garcia.


 


No último e decisivo set, o tie-break, o saque de Renata passou a funcionar e o jogo do Brasil enfim apareceu. As brasileiras passaram a vibrar mais em quadra, trazendo para o jogo até mesmo a torcida brasileira presente na Arena de Chaoyang.


 


As mexicanas pararam o jogo quando as brasileiras abriram três pontos de vantagem, em uma última tentativa de se recuperar na partida. Mas a parada técnica não deu resultado e a dupla brasileira continuou melhor no jogo. Talita demonstrou todo seu repertório de jogadas, variando bolas de força e bolas colocadas, o que foi decisivo para o Brasil fechar a partida em 15 a 8.


 


Nesta terça-feira, Renata e Talita terão pela frente as irmãs austríacas Schwaiger, que buscam se recuperar de uma inesperada derrota na estréia. As mexicanas enfrentam as gregas também no mesmo dia.