O campeão olímpico Rodrigo Pessoa foi o último brasileiro e antepenúltimo cavaleiro a percorrer a pista do Centro Eqüestre Olímpico de Hong Kong, neste domingo (17). Montando Rufus, ele completou o percurso sem cometer nenhuma falta. Como perdera apenas um ponto por estourar o limite de 90 segundos no primeiro dia de competições, na última sexta-feira, 15, o brasileiro está agora em terceiro lugar na competição individual, atrás apenas dos conjuntos Mclain Ward/Sapphire, dos Estados Unidos, e Eric Lamaze/Hickstead, do Canadá, que não perderam nenhum ponto até agora nas duas etapas. No entanto seu desempenho não foi suficiente para classificar o Brasil para a final da competição por equipes, que acontece nesta segunda, 18.


Como o brasileiro Pedro Veniss, que havia zerado a pista no primeiro dia da competição individual, caiu do cavalo Un Blanc de Blancs em um dos seus últimos obstáculos neste domingo e foi eliminado, a equipe nacional ficou sem a possibilidade de descartar o resultado de um de seus quatro conjuntos. Bernardo Resende Alves/Chupa Chup, que também completara o percurso de sexta-feira sem nenhuma falta, cometeu quatro neste domingo, perdendo 12 pontos. Camila Mazza/Bonito Z fez o mesmo número de faltas e ainda estourou o limite de tempo, perdendo 13 pontos ao todo. Os 25 pontos perdidos pelo Brasil neste domingo posicionaram a equipe em décimo, fora da zona de classificação de oito finalistas para a decisão desta segunda-feira. Os líderes são os suíços e os americanos, com 12 pontos perdidos.


Camila, substituta de Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, e sua montaria AD Chatwin – que abandonaram a competição antes do início por causa de um problema médico da égua de Doda -, perdera cinco pontos na sexta e o total de 18 perdidos lhe deixou entre os 50 classificados para a próxima fase da disputa individual, na 40ª colocação. Bernardo está 10 posições acima, em 30º, e também avançou. Os dois e Rodrigo competem nesta segunda em Hong Kong apenas pelo torneio individual, brigando para estar entre os 35 primeiros que passam para o dia decisivo, quinta-feira, 21 de agosto.