Não é novidade para ninguém que a imagem e a reputação de uma empresa são valores considerados essenciais para consolidar o negócio no mercado, gerar lucro e maior competitividade. Mas, para isso se tornar um case de sucesso, é necessário trabalhar em conjunto as estratégias de comunicação e as de marketing. É nesse espaço que entram os serviços das agências de comunicação, que hoje estão mais dinâmicas e oferecem uma série de serviços para trabalhar a imagem corporativa.

No processo de construção de imagem alguns fatores são primordiais como ter um planejamento estruturado, verba e profissional especializado para gerenciar o patrimônio e, essencialmente, o público interno, pois ele conta tanto quanto os clientes, os acionistas e os fornecedores. Dentro do processo de construção da imagem cada um vai desempenhar o seu papel de forma integrada.

A tarefa de aliar todos os setores da empresa pode ser considerada um desafio para os comunicadores, pois significa trabalhar de forma muito mais ampla, pensando na empresa como um todo. Para isso, já é preciso avaliar a elaboração de um planejamento de comunicação completo para integrar setores, incorporando as ações de propaganda, de relações públicas e de eventos, de marketing e de relacionamento com a imprensa.

Com isso as agências de comunicação precisam prestar um serviço bem mais especializado, não se tratando mais a questão como apenas divulgar produtos ou serviços triviais mas, sim, gerenciar crises, traçar estratégias e ficar atualizado com as tendências do setor. Além de todos esses quesitos, ainda existe o papel de trabalhar a imagem da empresa nas redes sociais, procurando o perfil do público e direcionando estratégias para conquistá-lo, lembrando que tudo isso, dever ser feito à velocidade da internet. Em muitos casos já não se trata mais de um diferencial e, sim, uma questão de necessidade e de exigência do setor.

Essa demanda ampliada e diversificada de frentes da comunicação também acarreta em uma mudança na estrutura de trabalho, pois é preciso levar em consideração o relacionamento da empresa com a comunidade, o treinamento de porta-vozes e a linguagem usada na comunicação digital. Essa necessidade de aprimorar e ampliar o portfólio é uma tendência forte no setor.

Avaliando desta forma, a comunicação só tende a ficar mais complexa no futuro. O comunicador deverá desempenhar um papel muito mais inovador e desafiador, uniformizando a imagem do produto e do serviço. Para as agências a capacitação de mão de obra também será importante, pois a formação de profissionais cada vez mais dinâmicos será essencial.

Nos casos de estrutura menores de agências o diferencial será o nível de dedicação e de qualidade do atendimento, como já ocorre, mas isso terá que acontecer de forma bem mais sistêmica, oferecendo um serviço mais especializado. Desta forma, essas assessorias menores terão um diferencial a oferecer ao cliente, trabalhando a imagem de forma bem mais personalizada.

Karin Villatore é jornalista, diretora da Talk Assessoria de Comunicação e professora universitária. Trabalha há 21 anos com Jornalismo