Ás vésperas do seu dia, o consumidor recebe um presente de “grego”. Nem mesmo o órgão que deveria ser o seu defensor principal cumpre o seu papel, aliás o deixa esperando no 0800 e ainda cancela as audiências por “problemas burocráticos”. Desde o início do ano, entre 400 e 450 audiências tiveram de ser desmarcadas. Com isso a média diária de audiências caiu de 75 para 35 — (46,66%) —, o prazo para a realização das audiências passou de 30 para 60 dias e o atendimento do 0800 41 1512 do Procon chega a demorar entre 5 e 30 minutos, conforme o constatado pela reportagem do Jornal do Estado. O motivo seria a falta de pessoal capacitado para realizar as audiências e o atendimento dos consumidores, além do não envio das notificações às partes envolvidas, no caso as empresas citadas e o consumidor reclamante. Uma das justificativas é que a Lei de Estágio deixou o Procon sem pessoal, mas as normas novas já são discutidas e esperadas há mais de um ano.Desculpa, aliás, muito parecida, com as que as empresas certamente dão quando vão às audiências do Procon. .Ou seja, o consumidor não tem mais onde reclamar e muito pouco a comemorar no seu dia pelo menos em Curitiba e Região Metropolitana.