Ponte de Guaratuba: o mais belo cartão postal do Litoral paranaense

Jacir Venturi, Fábio Venturi e Eduardo Venturi
ponte de guaratuba jacir venturi

Visita às obras da ponte de Guaratuba (Jacir Venturi)

Na companhia de meus dois filhos, Fábio e Eduardo, e do amigo Saul, todos engenheiros, passamos uma tarde visitando de barco ou a pé, a nova Ponte de Guaratuba, com a sua inauguração prevista para abril de 2026. O prazo é exequível, pois 60% da obra já foi concluída (em 2/06/25).

Tivemos uma acolhida VIP por parte do diretor do consórcio, Eng. Luciano, e do chefe da obra, Eng. Rodrigo.

A Ponte e Sua Importância

A Ponte sobre a Baía de Guaratuba, no Paraná, foi planejada para substituir o sistema de travessia por ferry boat entre Matinhos e Guaratuba, e será uma das maiores obras de infraestrutura da gestão do governador Ratinho, trazendo benefícios significativos à população paranaense. A licitação para sua construção estava prevista há quatro décadas, determinada pela Constituição do Estado do Paraná em seu artigo 36 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

A ponte terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, ciclovia, calçadas e barreiras de segurança, mediante um significativo investimento: R$ 386,9 milhões, dos quais R$ 150 milhões já foram repassados pelo governo estadual.

Estrutura e Técnicas Avançadas
A construção envolve técnicas de engenharia inovadoras e estão previstos gigantescos volumes de materiais:

No caso da Ponte de Guaratuba, serão sete estais paralelos em cada conjunto, cuja instalação começará em julho deste ano. Esse método construtivo permite criar pontes longas e elegantes, garantindo que a obra será um marco e um cartão postal do litoral paranaense.

Detalhes Técnicos da Construção

Capacidade da Ponte
Quando perguntamos aos engenheiros sobre o tráfego de caminhões, nos responderam:

“A ponte suporta carretas carregadas, porém no momento não serão permitidas, pois as estradas de acesso não suportariam. Tampouco seria viável o trânsito de caminhões de carga em meio à cidade de Guaratuba. Mas projetamos uma ponte para 100 anos, capaz de suportar grandes cargas.”

Voltamos para Curitiba eufóricos e otimistas, pois prevaleceu o bom senso para superar entraves burocráticos e ambientais. Ademais um mimo para os usuários: travessia sem pedágio. Certamente a Ponte de Guaratuba será um grande marco da gestão do governador Ratinho e um orgulho para a engenharia brasileira