Por meio do Instituto TeotĂ´nio Vilela do ParanĂ¡ (ITV-PR), tive a oportunidade de percorrer todo o estado, conhecer diferentes realidades e contribuir na formulaĂ§Ă£o de planos de gestĂ£o municipais. Uma das coisas mais importantes desse trabalho foi verificar boas prĂ¡ticas, assim como ações que nĂ£o obtiveram tanto Ăªxito, que reforçaram muito o conceito de que polĂticas pĂºblicas nĂ£o podem ser executadas de maneira isolada.
Quando o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, me convidou para assumir a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, busquei essas experiĂªncias para realizar um trabalho articulado entre diferentes pastas, iniciativa privada e terceiro setor. Inicialmente a atenĂ§Ă£o foi direcionada a prĂ³pria estrutura pĂºblica e formamos uma parceria com a Secretaria Municipal da EducaĂ§Ă£o para a criaĂ§Ă£o do projeto Escola+Esporte=10 (EE10).
Em conjunto construĂmos uma metodologia para o desenvolvimento de atividades esportivas para crianças de 7 a 17 anos, bem como passamos a promover as atividades nos espaços da secretaria, entidades e dentro das escolas municipais. Isso descentralizou o serviço e permitiu que, em apenas um ano, ampliĂ¡ssemos as vagas em 62%, beneficiando mais de 10 mil jovens.
Ações similares foram realizadas com a FundaĂ§Ă£o Cultural para o projeto Talento Jovem; Instituto Municipal de Turismo para o programa Passos na HistĂ³ria; Defesa Social com os passeios ciclĂsticos noturnos do Pedala Curitiba, entre outros. Apesar disso, ainda faltava reconquistar a confiança da iniciativa privada em ações municipais, um caminho que todas as prefeituras precisam dar atenĂ§Ă£o.
O objetivo aqui nĂ£o Ă© repassar responsabilidade, mas promover projetos que sejam atraentes para outros segmentos investirem e vincularem suas imagens. A primeira grande iniciativa nesse sentido foi a implantaĂ§Ă£o das estações de ginĂ¡stica e alongamento em aço inox, realizado em conjunto com o Banco Santander.
O projeto permitiu que a populaĂ§Ă£o ganhasse novos equipamentos para a prĂ¡tica de atividades fĂsicas e saudĂ¡veis enquanto o Santander se encarregou de custear a implantaĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o em troca de espaços publicitĂ¡rios nas unidades, que gerou exposiĂ§Ă£o institucional e economizou recursos ao municĂpio.
Na sequĂªncia vieram chamamentos pĂºblicos para patrocĂnio de corridas e convĂªnios com entidades, porĂ©m o maior destaque deste trabalho em conjunto com a iniciativa privada veio com 2ª Virada Esportiva de Curitiba. ApĂ³s a realizaĂ§Ă£o do projeto piloto em 2017, que contou com a participaĂ§Ă£o de 35 mil pessoas em 100 atividades, percebemos o potencial que o evento possuĂa e buscamos atrair novos parceiros.
Por meio de chamamento pĂºblico, a RIC TV e a RĂ¡dio Jovem Pan entraram junto com a Prefeitura como realizadores e tiveram um papel fundamental na divulgaĂ§Ă£o do evento. Como patrocinadores, a UniDomBosco e H18 ComunicaĂ§Ă£o, bem como empresas que contribuĂram para ações especĂficas como a Anjuss nos esportes radicais, ajudaram na estruturaĂ§Ă£o. Essas parcerias permitiram que a 2ª Virada Esportiva contasse com 244 atividades e 64.900 participações, um aumento significativo em relaĂ§Ă£o ao ano anterior.
A uniĂ£o de esforços com a iniciativa privada e entidades Ă© benĂ©fica para todos os envolvidos e precisa ser cada vez mais estimulada para o desenvolvimento de polĂticas pĂºblicas municipais. As empresas fortalecem suas marcas, as prefeituras recebem suporte estrutural e condições de ofertar atividades para mais pessoas enquanto economizam recursos e a populaĂ§Ă£o pode usufruir de programas diferentes que irĂ£o resultar em melhorias nos Ăndices do municĂpio e na qualidade de vida da comunidade.
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Marcello Richa Ă© presidente do Instituto TeotĂ´nio Vilela do ParanĂ¡ (ITV-PR)