Opinião

Xô crise

Luís Cláudio Dallier Saldanha

Costumamos finalizar o ano fazendo um balanço e traçando metas a serem cumpridas durante aquele que se iniciará. Basicamente, as casas podem ser diferentes, mas os pedidos seguem quase os mesmos: fazer dieta, retomar a ginástica, parar de fumar e ter mais tempo para a família. Estes são os típicos itens da lista.
Mas, como vivemos 2015 com muitas incertezas políticas e econômicas, se você for empresário, a lista pode e deve ser um pouco mais extensa, incluindo ações que possam alavancar os negócios no próximo ano. Pensando nisso, que tal incluir o Live Marketing neste rol de prioridades?
Este é um segmento que está se apresentando como solução econômica e eficaz para a promoção das vendas neste momento de crise. Segundo a AMPRO – Associação de Marketing Promocional – o mercado do popularmente conhecido marketing vivo está entre os que mais apresentam crescimento nos últimos dez anos.
Para quem não conhece, o Live Marketing proporciona uma interlocução viva entre as pessoas e as marcas, proporcionando uma percepção diferenciada de produtos e serviços. Afinal, vender ideias, produtos e serviços por meio da experiência, da emoção e da informação e, o mais importante, com o uso racional das verbas, é o sonho de todo empresário. Talvez, por isso, esteja em plena ascensão.
Com a premissa básica de tocar as pessoas, deixando a atividade muito mais complexa, estimativas da AMPRO destacam que o setor, que engloba diversas ferramentas nas áreas de promoção, merchandising, eventos, incentivo e digital, movimentou cerca de R$ 45 bilhões em 2014, com crescimento aproximado de 6% e perspectiva de mais 6% agora em 2015.
Neste cenário em que o desafio das empresas é fazer a gestão de relacionamento para conhecer qual o conceito de valor sobre os produtos e serviços oferecidos, dá para se perceber o motivo pelo qual o Live Marketing tem se destacado, uma vez que ajuda as empresas a planejar este relacionamento e, o mais importante, a mensurar o resultado obtido em cada ação.
Hoje, mais do que nunca, se faz necessário participar da vida dos consumidores de uma maneira diferenciada e marcante, gerando experiências inesquecíveis e inusitadas. Nesse contexto, conhecer bem o consumidor é fundamental. E é aí que entra este tipo de ação, que usa muita criatividade para oferecer algo interessante e relevante, que vá muito além de uma propaganda convencional ou a promoção de um simples produto.
Como, diante deste novo contexto político que estamos vivendo no Brasil, deixando nossa expectativa para 2016 recheada de incertezas, as empresas devem tentar minimizar os custos identificando e realizando melhorias sistemáticas nas ações de promoção.
Para isso, precisam aumentar a rentabilidade de campanhas, bem como diminuir os custos, validar pesquisas, predizer o futuro e estimular a criatividade. E o Live Marketing proporciona isso de uma maneira eficaz e segura. Talvez por isso seja um dos poucos segmentos que nem está sentindo a crise passar.
Assim, em 2016, aplicando o Live Marketing, mesmo se a dieta, a ginástica, o convívio com a família e o tabagismo não melhorarem, o empresário já terá uma boa razão para comemorar.

Renato Paschoal, diretor comercial da JRD Logística de Marketing