Tradicionalmente, na primeira semana de propaganda televisiva, os candidatos costumam manter uma postura paz e amor, até para evitar a rejeição do eleitorado à posturas mais agressivas já na reta inicial de campanha eletrônica. O candidato do PDT, Gustavo Fruet, porém, já no segundo programa levado ao ar, na noite de quarta-feira, quebrou essa tradição, partindo para cima do atual prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB). Criticou duramente a gestão da saúde pública na Capital. Sinal de que Fruet já não está na zona de conforto que exibia no início da disputa, quando liderava as pesquisas. Já o prefeito, na TV ainda mantém a escrita de privilegiar propostas, as aparições de seu padrinho-mor, Beto Richa e a exibição de obras. Mas na propaganda no rádio, já no primeiro dia, Ducci tratou de alfinetar claramente Ratinho Júnior (PSC), afirmando entre outras coisas que eleição não é concurso de radialista, e que para ser prefeito de uma Capital é preciso passar por etapas que dão à pessoa experiência. Sintoma de que Ratinho, inicialmente visto como azarão, começou a incomodar.
Autocrítica
Fruet voltou a abrir seu segundo programa com um longo texto falando sobre a Curitiba que quer mais. E dizendo que ser mais é fugir do óbvio. Até agora, porém, seus marqueteiros não conseguiram isso.
Reprise
O candidato do PDT também emulou, em sua propaganda, slogan fartamente explorado pela hoje chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann (PT), na campanha pela prefeitura de Curitiba em 2008: continuidade ao que está bom, renove o que for preciso e faça o que ainda não foi feito. A julgar pelo resultado daquela eleição, porém, o slogan não convenceu, já que Gleisi ficou com apenas 15% dos votos, enquanto o então prefeito Beto Richa (PSDB) foi reeleito com votação recorde.
Precoce
O programa de Rafael Greca (PMDB) diz que ele, já aos nove anos de idade, sonhava em ser prefeito de Curitiba. E que 28 anos depois realizou esse sonho. Resta saber se ele precisará de outros 28 anos para voltar ao cargo.
Náufrago
Uma das cenas da propaganda de Greca lembra que ele foi ministro do Turismo. No mesmo momento, ele aparece em um barco. Não dá para saber se era a Nau Capitânia dos 500 anos do descobrimento do Brasil.
Corujice
O programa de ontem de Ratinho Júnior mais parecia um daqueles quadros tipo Esta é sua vida. Ratinho pai e a mãe Solange foram escalados para como o candidato já exibia desde criança qualidades como liderança e vontade de trabalhar. Do jeito que vai os próximos programas serão ocupados pela primeira professora ou pela primeira namorada.
Dois tempos
Luciano Ducci (PSB) também não fugiu a regra e apelou para as origens familiares de imigrantes italianos, com direito a Nona e tudo, em imagens em preto e branco que simulava a Curitiba dos anos 50. Já no restante do programa, o contraste com o cenário é de superprodução holywoodiana.
Confusão
Que todo mundo já esperava a presença constante do governador Beto Richa, não há dúvida. Mas do jeito que a coisa vai, daqui há pouco tem eleitor pensando que o candidato é ele e não o atual prefeito.
Dicionário
Na propaganda dos candidatos a vereador, o dia foi das rimas pobres e trocadilhos infames. Não fique pensando, vote no Wando, dizia um. Para vereador, não se engane, vote no Geovane, retruca outro. Não votem em branco, vote na preta, devolvia uma candidata do PSB. Outros que usaram esse expediente foram a vereadora Julieta Reis (DEM), o candidato Atalia (DEM), ou o novato Lucas Leal (PSD).
As pérolas
Trabalho com dedicação e não apareço só em ano de eleição, Não fuja da raia, vote no Atalaia e Juntos podemos mais, me encontre nas redes sociais, foram algumas das pérolas do programa eleitoral de ontem.
No escuro
Um candidato ainda surpreendeu pela sinceridade. Não vou prometer nada. Na seqüência, ele ainda disparou: Faça valer o seu voto.
Libras
O programa do PSol apresentou sua candidata Christiane, que passou seu recado apenas em libras, a linguagem Brasileira de Sinais.