Armas (I)

Bem Paraná

Quanto mais passa o tempo mais o gargalo da eleição vai afunilando. Neste período  pré campanha, ou melhor pré definição dos candidatos, os personagens desta eleição vão se movimentando da forma que podem. Todos nós sabemos  quem tem chance de chegar ao Palácio Iguaçu. Mas vamos nominá-los: Orlando Pessutti, Beto Richa, Alvaro Dias e Osmar Dias. Estes são os que mais detém  poder de fogo. Cada um usa as suas armas para fortalecer as candidaturas. Vamos citar algumas.

Armas (II)
Orlando Pessutti: atual vice Governador, assume o Executivo Estadual  em abril do ano que vem por conta da, quase certa, renúncia de Roberto Requião para concorrer ao Senado. Tem corrido o Estado com o apoio de seu partido e tem a simpatia de várias lideranças do interior. Nas pesquisas divulgadas até o momento seu índice de intenção de voto permanece na faixa dos 6 a 8%. Seu grande trunfo é  a  ”caneta cheia” a partir de abril. Como uma aproximação com o PDT de Osmar Dias é rechaçada por Requião seu nome vem ganhando força entre os peemedebistas.

Armas (III)
Beto Richa: o Prefeito de Curitiba tem em seu cartão de visita a grande vitória que obteve logo no 1º turno em sua reeleição na capital. Também carrega em seu nome o grande legado que seu pai, José Richa, deixou em nosso Estado. Teve a confirmação da Executiva Nacional que  o Presidente de seu partido no Paraná e grande incentivador de sua candidatura, Deputado Valdir Rossoni,  continuará no comando da legenda até as próximas eleições.

Armas (IV)
Alvaro Dias: usa as pesquisas como sua maior arma. Em todas figura na ponta. Também argumenta que é o único que pode unir PSDB e PMDB. Tem a mídia nacional a seu favor. Atualmente é   um dos mais ferrenhos  opositores do Presidente Lula. Tem papel de destaque  no Congresso Nacional.

Armas (V)
Osmar Dias:  Foi  o grande aglutinador de forças opostas ao Governador Roberto Requião nos últimos anos. Perdeu a eleição ao Governo do Estado por menos de 10 mil votos. Tem, ou tinha, uma garantia que a grande aliança formada em 2006 por vários partidos seria estendida até 2010. Nas pesquisas sempre seu nome esta com mais de 30% das intenções  de votos.

Frase da semana
“Para o Senado é bom ter um funcionário como eu.”
(de Henrique Dias Bernardes, namorado da neta do Presidente do Senado José Sarney que teria sido nomeado por um pedido telefônico)

Sobe
O controle da gripe H1N1 teve uma evolução. Os hospitais estão cada vez mais preparados para o correto diagnósticos.

Desce
O Conselho de Ética do Senado deu uma lição de como não se deve agir. Arquivou todas as denúncias dos Senadores José Sarney e Arthur Virgilio.