A poucas semanas de começar o verão nas praias do Paraná, as administrações locais das principais cidades do litoral se preparam para receber grande fluxo de veranistas. A expectativa é que a população no período até o carnaval chegue quintuplicar em algumas cidades. O grande fluxo sempre acarreta alguns transtornos. Principalmente na questão de infraestrutura.

Preparação
Guaratuba é a principal cidade procurar Ada pelos visitantes. Por isso, a administração local, comandada pela prefeita Evani Justus, já arregaçou as mangas e se preparou. Obras pela cidade estão em pleno andamento. Pavimentação, rede pluvial, para evitar enchentes com as tradicionais chuvas de verão, e de esgoto.

Tranqüilidade

Outro ponto positivo é o cuidado com a saúde para o veranista e o morador. Na última semana de outubro, a prefeita cortou a faixa de inauguração do hospital municipal de Guaratuba. São 50 leitos, dois centros cirúrgicos, uma farmácia com medicamentos internos, uma farmácia pediátrica, enfermarias masculinas e femininas, centro obstétrico, dois consultórios, atendimento ambulatorial e serviços laboratoriais, de eletrocardiograma e raio-X.

Corpo Clínico
Atuarão no hospital 43 profissionais, entre eles, médicos obstetras e clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e fisioterapeutas. O hospital atenderá casos de média complexidade e realizará cirurgias de pequeno porte. O atendimento será de 24 horas.

Ecad é tema de seminário
As cobranças do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais) serão discutidas hoje, em seminário na Câmara Municipal de Curitiba. Os debates, propostos pelo vereador Jair Cézar (PSDB), vão começar às 14h, no auditório do Anexo II. O seminário é gratuito e aberto ao público. Todos os participantes receberão certificado de presença, que poderá ser usado por estudantes para cadastramento de horas complementares em cursos e faculdades.

CPI no Congresso
O ECAD é uma instituição privada criada pela Lei nº5.988/73 e mantida pela Lei Federal nº 9.610/98 e sofre uma CPI no Senado Federal, com audiências itinerantes, que já passou pela Bahia e está programado para o dia 16 em Santa Catarina. Embora o Paraná não esteja no roteiro da CPI, a iniciativa do Vereador curitibano vem em boa hora e demonstra sua preocupação com autores, músicos e estabelecimentos. Para Jair Cézar, é preciso discutir uma nova legislação, principalmente que isente da cobrança dos direitos autorais os eventos religiosos e sem fins lucrativos.

Controle e Estatística
O controle de informações é realizado por um sistema de dados totalmente informatizado e centralizado que possuem cadastrados em seu sistema 342 mil titulares diferentes. Estão catalogadas 2, 411 milhões de obras, além de 862 mil fonogramas, que contabilizam todas as versões registradas de cada música. Os números envolvidos fazem com que aproximadamente 80 mil boletos bancários sejam enviados por mês, cobrando os direitos autorais daqueles que utilizam as obras musicais publicamente, os chamados usuários de música, que somam 342 mil no cadastro do Ecad

Convidados
Estão convidados às discussões os integrantes da Comissão de Assuntos Culturais da OAB-PR, Marcelo Miguel Conrado, Fernando Previdi Motta e Alex Sander Hostyn Branchier; os deputados federais Rosane Ferreira (PV), Alfredo Kaefer (PSDB) e Luiz Carlos Setim (DEM); o gerente do Ecad, Maurício Fernando Brotto; o advogado de direito do entretenimento, André Alves Wlodarczyk; o padre Luiz Alberto Kleina; e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná, Fábio Aguayo.

SOBE
O Supremo Tribunal Federal confirmou que dirigir bêbado é crime. Mesmo que o motorista flagrado não tenha causado nenhum tipo de acidente, ele pode ser preso. A pena pode ser de seis meses a três anos.

DESCE
O anuncio da proposta de aumento das taxas do Detran-PR encaminhado a ALEP causou revolta na população, principalmente porque os índices apresentados são superiores aos reajustes de salários ou inflação do período.