Depois das definições dos titulares das comissões permanentes, agora a luta é pelos Cargos comissionados de cada uma. Comenta-se que existe a comissão dos cargos em comissão, onde funcionários exigem participação salarial especial nas assessorias. Simples a solução: utilize-se os cargos existentes para nomeação de reais assessores, jurídicos e administrativos, para a função.

Em nome de Deus
O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Valdir Rossoni, determinou a abolição da expressão em nome de Deus da abertura das sessões ordinárias da Casa. Vivendo em um estado laico, correta a determinação do guerreiro Presidente. Será que determinará também a retirada do Deus seja louvado de nosso santo dinheirinho?

Suplentes – Partido X Coligação
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná julga hoje o recurso do Deputado Elton Welter, do PT, que tenta recuperar o mandato de Gilberto Martin, suplente do PMDB, beneficiado pelo recente e ainda provisório entendimento do STF de que o mandato pertence ao partido. Independente do resultado, a PEC das Coligações que tramita no Congresso poderá fazer com que tudo volte ao que sempre foi, já que a Lei nunca foi alterada. Gilberto Martin corre o risco de ser conhecido como Deputado Cinderela, pois seu mandato pode acabar à meia noite.

Caminhando Lentamente
Não surpreende que a bancada petista esteja votando com o Prefeito Luciano Ducci (PSB). Não é nada de anormal e trairagem com as posições e coligações das últimas eleições. De qualquer forma, independentemente de serem aliados na esfera nacional, a oposição no poder legislativo nunca foi agressiva com o atual prefeito, até porque a marca da sua administração são pessoas técnicas e de carreira no primeiro escalão das secretarias. Assim, o diálogo não fica politico, somente de critério reais. E não vamos esquecer que, com a anuência do Prefeito, o vereador Pedro Paulo(PT) é o presidente da Comissão da Copa da Câmara Municipal de Curitiba.

Eventos Expoentes
Estão sendo preparados para o mês de março dois grandes eventos de reconhecimento e valorização da memória Paranaense e nacional. O primeiro será na Cervejaria Devassa em Curitiba, para enaltecer mulheres que estão no poder ou em posições de direção. Outro será para resgatar a memória de lutas da Colônia Cecilia, o primeiro movimento social do País que tem origem no interior do Paraná e que inspirou grandes escritores nacionais como a eterna Zélia Gattai com o livro Anarquistas, Graças a Deus. Está programado para o Mercado Municipal de Curitiba no Restaurante ANARCO.

Conhecedor do Assunto
O ex-Secretário Luiz Fernando Delazari foi convidado para assessorar a Comissão de Segurança do Congresso Nacional. Já aceitou. Delázari conhece do assunto, já que ficou a frente da pasta por sete anos no Paraná e por três vezes foi presidente do conselho nacional de secretários de segurança.

Secretaria da Copa
O Secretario estadual de Assuntos da Copa do Mundo FiFa 2014, o vereador licenciado Mario Celso Cunha, convidou a ABRABAR para participar e colaborar com sugestões as estratégias para Copa do Mundo. Vale lembrar que é o grande segmento que acolherá com divertimento e gastronomia os milhares de turistas do mundo inteiro. Ressalta-se o destaque que a pasta ganhou com a condução do experiente líder e legislador Curitibano.

Federação
Está sendo definida a Federação e os novos diretores que vão representar de fato e direito os meios de hospedagem, gastronomia, entretenimento e similares do Paraná, entre os que confirmaram assento na nova entidade estão ex-presidentes e dirigentes da ABIH, ABRASEL, SINDOTEL e nomes tradicionais da hotelaria e gastronomia Paranaenses. Um dos objetivos da representação será ter voz e assento atuante nos órgãos e conselhos estaduais e municipais, principalmente na Confederação Nacional do Turismo-CNTur.

Fala Sério
As instalações das CPIs na segunda-feira prometem agitar os bastidores da política e do setor policial do Estado. Entre as investigações estão as escutas na Assembléia, bem como a possibilidade da criação de subcomissão que pretende estender as investigações de denúncias de grampo ilegal aos cidadãos comuns, além da que promete grande polêmica por tratar de desfalque no erário, principalmente mão de obra trabalhadora: as famosas falências fraudulentas.


Sobe
A Ministra Carmem Lúcia do STF votou contra a aposentadoria de ex-governadores, mas o Ministro Toffoli pediu vistas do processo. Está pintando uma clara inconstitucionalidade do direito ao recebimento e uma grande valorização de quem contribuiu a vida inteira.

Desce

A falta de discussão ampla no poder legislativo municipal sobre transporte público alternativo ou de concessão alternativa para atender a demanda de 2 milhões de moradores e milhares de turistas, já que está totalmente defasado o numero de placas de táxi na capital, que não tem mudança desde o inicio da década 70, inclusive o porque está nas mãos de poucos que se quer sabem o trajeto de seus veículos .