A guerra travada nos bastidores sobre a exposição produtos e os aditivos do tabaco está ganhando as ruas e os parlamentos estaduais e o congresso. Os principais defensores de ambos os lados estão dispostos a marcar posição, principalmente as Ongs nacionais que são subsidiadas por organismos internacionais. Sua radicalização está sendo assistida de camarote pelo nosso País vizinho (Paraguai) que será o mais vitorioso com a batalha, já que o comércio ilegal vai abocanhar toda e qualquer proibição no Brasil. Mas ledo engano quem acha que as entidades do setor produtivo e varejista assistem passivamente a reação. Está sendo preparada à altura que o caso merece. Resistir a clandestinidade e valorizar a licitude do comércio gerador de emprego, renda e tributos.

Comissão de Agricultura da ALEP
O novo Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Paraná, Dep. Hermas Brandão Junior, irá interiorizar as ações da Comissão, mediante a realização de audiências públicas em todas as regiões do Estado. Assim, in loco, pretende ouvir da sociedade civil organizada – e da população em geral – quais são as reais necessidades e demandas de cada comunidade. Para o Paraná, um estado essencialmente agrícola, a medida é muita bem vinda e aproxima o Poder Público de quem realmente sabe o que está acontecendo. Uma boa oportunidade para os fumicultores também serem ouvidos.

Litoral desligado
De acordo com a Assindilitoral (Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense) as prefeituras têm parte da responsabilidade pelos problemas no trânsito nas praias. Faltam placas de sinalização e diretorias de trânsito municipais bem estruturadas. Calçadas cheias de buracos e matos muitas vezes se tornam intransitáveis por pedestres que acabam utilizando as ruas para caminhada. E a grande ausência da cobertura da TV educativa do produto Litoral.

Alerta na Indústria da Multa
As principais críticas são dirigidas à atuação da Polícia Militar, que foi muito elogiada devido à segurança durante a temporada. Já se diz no litoral que se iniciou a indústria de multa. Os maiores problemas estariam acontecendo em Guaratuba. Segundo a Assindilitoral, em um restaurante aproximadamente 20 clientes foram multados por utilizar o estacionamento rebaixado que foi usado durante 12 anos sem restrições. O setor comercial já enfrenta em média 85% de redução em dias úteis, agora são os policiais que espantam os turistas e provocam stress nos comerciantes.

Pivô da crise se reapresenta
O ex-diretor de Recursos Humanos da Assembleia do Paraná, Cláudio Marques, envolvido no escândalo que detonou as transformações radicais na Casa de leis, deu o ar da graça. Ele esteve essa semana na Assembleia para se recadastrar. Foi visto na entrada da 1 secretaria. Marques aguarda julgamento em liberdade e também a definição do seu futuro como funcionário efetivo. Seu caso deve ser julgado ainda nesse semestre por uma comissão interna. A pena máxima é a exoneração. Enquanto isso, o que Marques ficará fazendo? Terá que trabalhar para garantir o salário e evitar a perda do cargo público? Ou conseguirá mais uma licença médica?

Acampamento
As mudanças na Assembleia do Paraná levaram o Plenarinho da casa a ser local para funcionários efetivos passarem o dia apreensivos e jogando conversa fora. Eles aguardam uma recolocação de função para voltar ao trabalho. Muitos não gostaram de ficarem parados. Ainda mais da forma que foram colocados a disposição. Alguns funcionários reclamam que depois de anos de serviços prestados foram tratados como bandidos. Estamos pagando o preço da sujeira de poucos. Isso é um absurdo, desabafou uma funcionária, com 25 anos de casa.

Transporte alternativo
Começaram com notas e dicas em blogs e colunas sociais, agora começam tomar conta do espaço político a discussão da necessidade de debater de fato o aumento na liberação de novas placas de táxi na capital, principalmente a se desenhar um grande movimento para levar a discussão em audiência pública com especialistas.

Movimento
Entidades do entretenimento começam a preparar documentos a serem encaminhados ao Prefeito Luciano Ducci (PSB) e ao Presidente da URBS Marcos Isfer (PPS), na esteira pretendem colocar em pauta a necessidade de criação de uma linha de ônibus (INTERBARES) para atender o setor hospedagem, gastronômico e de diversão da capital, que além de beneficiar os clientes auxiliará muito os funcionários.

Lei seca
Todo dia o noticiário tem alguma matéria de alguém envolvido em acidente que estava alcoolizado. Outra situação que se tanto fala é em reduzir a frota de veículos particulares com pedágios urbanos ou rodízio de placas. Mas os potenciais motoristas alcoolizados que não respeitam a lei seca no volante não existe um trabalho educacional e preventivo. Como também cumprir as exigências se o Estado e os Municípios não dão ferramentas. O aumento de frota de táxi de Curitiba seria um belo passo, que além de ajudar e popularizar o serviço vai ser fundamental na copa de 2014.

Fala sério
A briga pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol mostrou a sociedade de como é feito e construída uma cisão, sem falar em rachar a confiança entre parceiros. E como pá de cal como liquidar uma entidade que é a trincheira que luta contra os interesses da maior e principal emissora de televisão do mundo. A record não se entregará e vai ajudar a lavar a alma dos remanescentes do Clube dos 13.


Sobe
A Tabacaria Tesoros de Cuba vem se consolidando como o maior reduto de discussão e descontração política na capital, base de encontro de muitos Tucanos do Estado, também recebe de braços abertos os amigos de outras ideologias partidárias, o local é Capitaneado por Tânia Ghignone e Rafael Ghignone.

Desce
O Salário Mínimo nacional é a expressão nata da representação política que o Brasil tem no congresso nacional. O governo vive momento de monólogo no comando do Brasil. É triste ver um País continental como o nosso que não tem a devida discussão de assuntos de interesse estratégico e se curva para debates que colaboram para despolitizar ainda mais a população brasileira.