O dinheiro que Assembleia Legislativa do Paraná, irá devolver com pompa e banda de musica em ato formal de devolução de R$ 10,2 milhões da ALEP para o Poder Executivo na terça-feira (17), às 10h30, no Palácio das Araucárias. Não deveria nem esquentar os cofres do governo Beto Richa (PSDB) e deveriam ser imediatamente repassados para a reconstrução de imóveis e infraestrutura do Litoral Paranaense e também em campanhas de divulgação e atração de turistas e visitantes. O que seria a melhor alternativa, já que ninguém ficaria com o penico na mão como pedintes. A idéia nasceu e foi sugerido pelo Deputado Estadual Nelson Luersen (PDT) através de indicação legislativa aprovada em março pelos pares. Seria um grande ato e visão de estadista de Beto Richa (PSDB) que recebeu grande votação e ganhou em todas as cidades litorâneas. O Dinheiro da ALEP na mão é vendaval e seria bem aplicado no litoral.
Divida trabalhista de partidos
A dívida do partido político, seja trabalhista ou civil quem deve quitar? Esta pergunta esta sendo decidida no Supremo Tribunal Federal (STF) de qual diretório deve pagar: municipal, estadual ou nacional, já que a maioria dos dirigentes nas esferas inferiores são provisórios indicados em comissões provisórias. Na minha modesta opinião as dividas devem ser pagas pelos diretórios constituídos, ou seja, aqueles formalmente eleitos e com independência de ação, caso o comando seja somente do nacional ele é o responsável, já que ele fica com a verba do repasse do fundo partidário e não reparte com os estados, alias muito comum nos partidos nanicos e pequenos em que as comissões e diretórios não vêem a cor do dinheiro, somente os boletos das mensalidades e dos dízimos aos dirigentes nacionais.
Reservas para os idosos
Em situação critica que vive o serviço de saúde pública e privada, pelo menos uma boa noticia aos cidadãos que já contribuíram muito para sociedade. O senado federal aprovou ontem um projeto de lei que reserva aos idosos pelo menos 3% das unidades residenciais em programas habitacionais públicos ou subsidiado com recursos públicos. O projeto agora será encaminhado à sanção da presidente Dilma Roussef (PT). A proposta original estabelecia 5% das moradias para os idosos, mas foi modificada na própria Câmara para 3%, que se transformou em patamar mínimo. Pelo Estatuto dos Idosos, o percentual fixado é de 3%, mas a introdução da expressão pelo menos no projeto abre a possibilidade de elevar-se essa quantidade, conforme o autor da matéria, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).
TST em campanha
Uma boa iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) teve inicio no dia 11/05/11, e deveria ser encampado pelos sites e portais no estado do Paraná, principalmente pelos órgãos públicos que recebem milhares de visitas e ajudaria muito na campanha O objetivo principal da campanha é alertar trabalhadores e empresários para a necessidade de evitar acidentes de trabalho, com a conscientização da sociedade civil sobre a gravidade da situação existente hoje no País, afirma o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen. Idealizador da campanha e do programa, o ministro encaminhou ofício à Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT) solicitando apoio à veiculação nacional gratuita das peças, entre 11 de maio e 11 de junho.Visite a pagina e participe na sua empresa www.tst.jus.br
Relato de um dia no hospital
Para o cidadão comum não existe o privilegio de Horário diferenciado de internamento, por isso em pleno domingo fomos garantir a reserva e hora marcada, chegamos exatamente no horário programado e seguimos direto para o pronto socorro do Hospital do Trabalhador para dar entrada no internamento de uma cirurgia a ser realizada pela pediatria, fomos atendidos pelos atendentes, pessoas totalmente incapacitadas para atender um PS de hospital como esse, sem vontade nenhuma de colaborar. Mais não podíamos desistir, já que era o dia de alegria de minha filha, pois daria um basta no bullying que sempre a perseguiu.
Pessoas invisíveis
Ficamos esperando 2 horas para os atendentes nos chamar e pedir para esperar mais um tempo enquanto a enfermeira da pediatria viria nos acompanhar ate o quarto.
Nesse tempo de 2hs que ficamos esperando o atendimento e testemunhamos coisas absurdas, pessoas que sofreram acidente todas ensangüentadas sendo mal atendidas, mas isso em PS é normal, mas o que deixou todos indignados foi uma senhora que chegou no mesmo horário que o nosso onde levou seu pai, um senhor de aproximadamente 80 anos. Ela disse para a atendente que ele estava passando mal porque havia tido uma queda e ele estava muito pálido e quase desmaiando. Parecia que ninguém estava morrendo.
CPI do SUS da ALEP
Nessa hora entendemos a necessidade do poder legislativo do estado investigar os convênios do SUS e os serviços prestados nos estabelecimentos de Saúde, Ela ficou duas horas esperando e quando estávamos esperando a enfermeira da pediatria nos chamar a atendente chamou a filha do enfermo e disse que era para ela levar o pai dela no 24 hs. Porque ali eles não atendiam aquele caso. A filha do Sr. ficou indignada e acabou saindo com o pai para outro hospital. Acho que a atendente deveria ter falado isso na hora que eles chegaram e não deixar uma pessoa idosa passando mal como se fosse um cachorro sarnento e sem ninguem!
Capacitação
A Secretaria Estadual de Saúde e a diretoria do Hospital do Trabalhador deveriam colocar funcionários capacitados e comprometidos com vontade de trabalhar no Pronto Socorro. Uma falta de humanidade e descaso total com pessoas que não tem condições de ter um atendimento particular, é pior que desvio de recursos públicos. Mas Justiça seja feita! O paraíso existe dentro do hospital e se chama pediatria parece outro lugar, com enfermeiras prestativas e muito eficientes. Porque não é possível outras alas terem a mesma disposição e a motivação da pediatria. Infelizmente a saúde no Paraná e em todo Brasil esta sucateada, seja no equipamento ou na valorização salarial dos trabalhadores.