Do Zero (I)

Bem Paraná

Parece que tudo que foi conversado até agora em termos de alianças visando as eleições do próximo ano esta ficando para trás. Muitos fatos ocorreram nos últimos 6 meses. Conversas, encontros e tudo mais que é possível para tentar aliar dois, ou mais, partidos com o objetivo de caminharem juntos. Muitos vinham falando que este inicio de “pré campanha” era prematuro. O pontapé inicial para toda esta arrancada eleitoral foi dada pelo Presidente Lula ao colocar a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, como sua candidata preferida para sua sucessão. Com esta posição os líderes regionais trataram de apertar o passo para as alianças. Nosso Paraná não foi diferente. Além de Dilma, Lula afirmou, através de entrevista, que gostaria de ter o Senador Osmar Dias como candidato numa chapa petista. Este foi o estopim para o corre-corre.

Do Zero (II)
Osmar Dias que estava colecionando revés em sua caminhada, devido a não confirmação do PSDB na continuidade da aliança formada em 2006. Na época vários partidos, entre eles o PDT (de Osmar) e o PSDB, fizeram um pacto que  – teoricamente – apenas teria fim depois das eleições de 2010. Mas no meio do caminho – eleição de 2008 – Beto Richa teve uma vitória que não estava no script. Ganhou com uma imensa margem que deu coragem ao PSDB começar a tirar o time de campo e jogar sozinho. Com isso Osmar saiu enfraquecido, mas com a posição de Lula ele ganhou fôlego e voltou a correr o trecho.

Do Zero (III)
Mas agora, sem fatos novos, o papo é que tudo que foi dito até aqui é mera especulação. Que de oficial ainda não tem nada. Um fato novo esse. Mas como esta coluna vem escrevendo há tempos: nada será decido até as vésperas das convenções partidárias. Que ocorrem no meio do ano que vem. Nos resta a espera.

Frase da semana
O Serra tenta todo dia me desqualificar, como se tivesse com ele uma animosidade pessoal que eu não tenho.
(do Deputado e pré candidato a presidência da República Ciro Gomes sobre o Governador José Serra)

Sobe
A oposição no Congresso Nacional conseguiu emplacar a CPI do MST. Mesmo com o Governo tentando barrar a oposição ganhou a queda de braço.

Desce
O nome do Rio de Janeiro foi manchado no último fim de semana. A guerra entre os traficantes e a polícia esta chegando ao ponto máximo.