Parece que tudo que foi conversado até agora em termos de alianças visando as eleições do próximo ano esta ficando para trás. Muitos fatos ocorreram nos últimos 6 meses. Conversas, encontros e tudo mais que é possível para tentar aliar dois, ou mais, partidos com o objetivo de caminharem juntos. Muitos vinham falando que este inicio de “pré campanha” era prematuro. O pontapé inicial para toda esta arrancada eleitoral foi dada pelo Presidente Lula ao colocar a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, como sua candidata preferida para sua sucessão. Com esta posição os líderes regionais trataram de apertar o passo para as alianças. Nosso Paraná não foi diferente. Além de Dilma, Lula afirmou, através de entrevista, que gostaria de ter o Senador Osmar Dias como candidato numa chapa petista. Este foi o estopim para o corre-corre.
Do Zero (II)
Osmar Dias que estava colecionando revés em sua caminhada, devido a não confirmação do PSDB na continuidade da aliança formada em 2006. Na época vários partidos, entre eles o PDT (de Osmar) e o PSDB, fizeram um pacto que – teoricamente – apenas teria fim depois das eleições de 2010. Mas no meio do caminho – eleição de 2008 – Beto Richa teve uma vitória que não estava no script. Ganhou com uma imensa margem que deu coragem ao PSDB começar a tirar o time de campo e jogar sozinho. Com isso Osmar saiu enfraquecido, mas com a posição de Lula ele ganhou fôlego e voltou a correr o trecho.
Do Zero (III)
Mas agora, sem fatos novos, o papo é que tudo que foi dito até aqui é mera especulação. Que de oficial ainda não tem nada. Um fato novo esse. Mas como esta coluna vem escrevendo há tempos: nada será decido até as vésperas das convenções partidárias. Que ocorrem no meio do ano que vem. Nos resta a espera.
Frase da semana
O Serra tenta todo dia me desqualificar, como se tivesse com ele uma animosidade pessoal que eu não tenho.
(do Deputado e pré candidato a presidência da República Ciro Gomes sobre o Governador José Serra)
Sobe
A oposição no Congresso Nacional conseguiu emplacar a CPI do MST. Mesmo com o Governo tentando barrar a oposição ganhou a queda de braço.
Desce
O nome do Rio de Janeiro foi manchado no último fim de semana. A guerra entre os traficantes e a polícia esta chegando ao ponto máximo.