Depois de decidir pelo caminho natural da desfiliação do PSDB, o ex-deputado federal Gustavo Fruet começa preparar para o próximo passo da filiação partidária e da condição de entrar no jogo para valer e na busca de seu vice e de aliados, alias será a grande estratégia dos partidos e das chapas encontrar o candidato a vice ideal, entre eles estão no páreo os deputados estaduais e federais que poderiam naturalmente ser candidatos a cabeça de chapa e são eles Ney Leprevost (PSD), Mauro Moraes (PSDB) Gilberto Ribeiro(PSB) Fabio Camargo (PTB) Roberto Aciolli (PV) e Stephanes Junior (PMDB), Ratinho Jr (PSC) e o delegado Francischini (PSDB) sem falar que na espera da oportunidade e cotadíssimo o vereador de Curitiba João Cláudio (PSDB), alias essa etapa será decisiva para o pleito de 2012 e muita gente já esta se empenhando para garantir seu lugar.

Vereadores no estudo
Agora com o quadro definido dos principais candidatos a prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (?) Rafael Greca (PMDB) minha aposta é no Tadeu Veneri (PT) começa o outro jogo de xadrez a escolha da legenda por diversos pré-candidatos a vereador, o que vai mexer com milhares de filiações partidárias onde centenas de pré-candidatos a vereador terão também aonde se encaixar para não se arriscar e ficar fora por falta de votação alta ou pela falta de coeficiente eleitoral como ocorreu em 2008, no caso de Jorge Bernadi (PDT) com excelente votação, mas ficou de suplente com uma votação superior a sete mil votos e o próprio Luisão Stelfeld (PSL) então no PC do B que também fez excelente votação, mas o partido não atingiu o coeficiente eleitoral.

Siglas da moda
Hoje em Curitiba existem três partidos que prometem surpreender nas eleições de 2012 e aumentar ou eleger seus primeiros parlamentares em massa, mas que não são muito badalados pela mídia e que pretendem entrar para história como ocorreu na eleição de 2008. Tem partido que anda trabalhando bonito e quietinho, mas já está na mira de centenas de candidatos. Hoje são três em Curitiba e por coincidência dois são cristão. O PSDC capitaneado e pilotado a seis mãos por Luis Adão, Carlos Miscoli e Jose Carlos Chicarelli que fez um belo trabalho no PSL em 2008 e conseguiu eleger um vereador com votação de 2.500 votos e o que inclusive na nova legenda recusam candidatos com potencial acima de 3.000 votos e o PSC do deputado federal Ratinho Jr sigla que mais cresceu no estado depois do PSB, sem falar no sucesso continuo do PV agora comandado pela deputada Rosane Ferreira e pelo Secretário geral Chico Caetano.

Mudança de partido dentro da coligação
No portal do tribunal superior Eleitoral tem a informação que a ministra Nancy Andrighi é a relatora da consulta apresentada pelo Deputado Federal, Jair Bolsonaro, eleito nas eleições de 2010, pelo Partido Progressista (PP-RJ). Que questiona se: poderá um Prefeito filiado ao partido (A), desfiliar-se do seu partido (A), e filiar-se a outro partido da mesma coligação que o elegeu (B e C), sem incorrer em infidelidade partidária?
Como fundamento para a pergunta, Bolsonaro considera analogicamente, a decisão do Supremo Tribunal Federal nos Mandados de Segurança nºs 30.260 e 30.272, julgados em 27 de abril de 2011, no sentido de que, ocorrendo vaga de titular de mandado parlamentar, esta vaga pertence ao suplente da coligação, e não ao partido. Desta forma, o cargo pertenceria a coligação e não ao partido e, com isso, seria pertinente a indagação sobre a possibilidade do prefeito eleito poder transferir-se para outro partido que integrou à coligação que disputou a eleição.

Base legal
De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.
A consulta foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral na quarta-feira (13).

Ducci e o PSDB
Muita gente acha que o atual prefeito de Curitiba ate poderia mudar de legenda e se filiar no PSDB, com a consulta em andamento no TSE sobre a possibilidade de mudança de partido dentro de coligação vencedora poderia ser natural a sua mudança, mas deve ser difícil isso ocorrer, caso o resultado seja favorável quem sabe no futuro algum prefeito tome a iniciativa ate como lealdade ao grupo político que comanda o estado. O fato é que o quadro eleitoral de coligações na majoritária em Curitiba está quase se definindo com a consolidação da grande aliança de 2008 e 2010 e na oposição somente o PMDB e PT seguindo por candidaturas próprias desfazendo a grande aliança de 2010, alias ninguém quer jogar com a possibilidade de traição como ocorreu na eleição passada e o certo é isso ai todo mundo lançando candidatura o que ajuda fortalecer e crescer a legenda e a democracia.

Parabéns ao esporte e aos Homens de atitude
É com grande satisfação que nossa coluna parabeniza o governador Beto Richa (PSDB) e o Secretario Especial dos Esportes do Paraná Evandro Rogério Roman pela conquista do apoio das estatais paranaenses ao esporte, todos sabem da nossa militância no esporte e da luta em prol da categoria que traz orgulho ao Brasil em todas as modalidades esportivas e o nosso eterno presidente fundador do SINDIATLETA, o triatleta Olímpico Juraci Moreira Jr que sempre brigou por essa conquista que demorou oito anos, mas o dia chegou e para felicidade geral em um grande momento. Afinal o esporte do Paraná precisava dessa resposta e o governo atual deu e já valeu sua eleição, agora falta à lei de incentivo ao esporte para selar o respeito e valorização da categoria. Um golaço com a chancela do nosso ídolo Vanderlei Cordeiro de Lima. Estendemos aos presidentes da Sanepar, Fernando Ghignone e da Copel Lindolfo Zilmer por viabilizarem esta fundamental medida.

SOBE
O 6º salão do turismo em São Paulo reúne a nata do turismo nacional e ajuda consolidar a força da Confederação Nacional do Turismo, presidida por Nelson de Abreu Pinto um lutador da classe e dessa importante atividade econômica.

DESCE
Mês de julho é sinônimo de mês de férias ou recesso para uma parcela da sociedade, enquanto o mundo está pegando fogo por causa das falências das grandes potencias, maioria de nossas autoridades estão de folga temporária. Você é a favor ou contra?

 

Siga o Fábio