Diversas homenagens ocorreram na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher (08). Uma das mais marcantes aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná, na quarta-feira (07). Uma sessão solene, no plenário da Casa de Leis, distribui diplomas para 54 mulheres, pelo seu destaque no Paraná, indicada por cada deputado.
Anúncio
Uma importante conquista foi anunciada durante a sessão solene para as mulheres. Dos R$ 100 milhões que a Assembleia Legislativa vai economizar em 2012, R$ 10 milhões serão destinados à Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social para ações na área social. Iniciativa muito comemorada pelos presentes. Em especial, a secretária da pasta Fernanda Richa.
Sexo Forte
São poucas ainda. Mas representam no parlamento as paranaenses, com muita eficiência e dignidade. As deputadas cantora Mara Lima (PSDB), Rose Litro (PSDB), Marla Tureck (PSD) e Luciana Rafagnin (PT) estão sempre atentas para as demandas que auxiliem as mulheres do estado. Mostram que as mulheres são imprescindíveis na vida política do estado.
Alerta
Nos últimos dois anos, as denúncias de violência contra mulher no Paraná aumentaram 19%. Em 2010 foram registrados 14.051 boletins de ocorrência relacionados ao tema nas delegacias do Estado. Em 2011, o número saltou para 17.278 mil.
Reveillon fora de época
Foi o tema das últimas duas semanas e mexeu com toda cidade de Curitiba, inclusive com divisão claras das pessoas de qual a razão de ser do evento. Na disputa uma coisa é certa, abriu uma bela discussão da mobilização das pessoas e como pode ser reaproveitada para cobranças e reivindicações da comunidade ao poder público. Por mais que muitos não queiram sua reedição em 2013 será inevitável, mas agora com apoio do legislativo.
Diárias de Hotéis
A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná apreciou 12 projetos de lei na ultima terça-feira (6), durante reunião ordinária. Uma das mais polêmicas foi à proposta que regulamenta a cobrança das diárias dos meios de hospedagem no Estado, recebeu nova emenda e agora retorna para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo.
Nova emenda
O deputado Bernardo Carli (PSDB) leu o relatório do deputado Caíto Quintana (PMDB) pedindo a rejeição da emenda de Plenário, de autoria do deputado Nereu Moura (PMDB), suprimindo o artigo 1º do projeto, que no texto original considerava a contagem da diária de 24 horas a partir da entrada efetiva do hóspede no estabelecimento, independentemente do horário, para efeito de cobrança.
Como vai ser
A nova emenda apresentada por Quintana, no entanto, estabelece que se considere a diária de 24 horas desde que a entrada do hóspede no hotel se dê até as 15 horas.
As demais propostas apreciadas pelos deputados na comissão foram aprovadas, na sua maioria instituindo datas comemorativas de eventos turísticos no Estado. Participaram da reunião os deputados Anibelli Neto (PMDB), Professor Lemos (PT), Pedro Lupion (DEM) e Bernardo Carli (PSDB).
Corregedorias em Ação
É necessário e urgente que as corregedorias da Policia Militar e Civil do Paraná baixem uma norma ou resolução e que seja padrão para que os policiais em serviço ou de folga quando forem adentrar em estabelecimentos de entretenimento e lazer se apresentem, identifiquem e assinem termo de responsabilidade nos locais para que possam permanecer armados nos locais. Se existem Campanhas de beber e dirigir é preciso que conscientizem os policiais da mistura de álcool e a posse de arma em locais de divertimento e aglomeração. Este caso da ultima quinta-feira entre outros reforçam o apelo.