Amanhã começa uma nova era na política paranaense, toma posse o novo governador do Paraná, coroando a característica do povo paranaense da política familiar. Após 25 anos um Richa volta ao comando do estado, mas com a modernidade dos novos tempos e cada um deixará sua marca e seu DNA na administração pública. Muitos apostam que mesmo antes do seu início será um mandato de mais de 4 anos, já alguns ensaiam como estágio para chegar ao planalto.

Recompensa
O Governador Beto Richa (PSDB) tem caracterizado suas nomeações como retribuição aos aliados na batalha pelo Palácio Iguaçu, mas com os amigos e os fiéis escudeiros a recompensa é com colocações em locais estratégicos e com boa remuneração. Justo e coerente, já que os mesmos doaram suas noites e horas com estratégias para mantê-lo livre de qualquer aborrecimento e perturbação, como foi o caso do grande Ivan Bonnilha e o cerebral Fernando Ghignone, entre outros jovens e parceiros de toda hora.

Mudança de Destino
Todos sabem que quem ajudou mudar o rumo político e trajetória das carreiras no Paraná foi o então governador Roberto Requião (PMDB) em 2004. Com sua intransigência e em não deixar criar lideranças espontâneas e naturais. Facilitou a vida de muita gente. Passado 6 anos muitas cicatrizes ainda estão abertas, o que deixou muita gente vacinada. A grande vítima do destino foi o Deputado Federal Gustavo Fruet, que então era do PMDB que peitou o então governador, resultado o PMDB lançou o Vice-Prefeito Nizan Pereira, que praticamente selou e pavimentou a carreira do agora Governador eleito Beto Richa, o qual aproveitou muito bem a oportunidade e a chance do destino.

O Vacinado
Muita gente não gosta de comparar ou agradecer, mas o grupo político que hoje circunda o governador Beto Richa é muito agradecido ao agora Senador Roberto Requião, que com sua mania de não querer criar ninguém grande ao seu lado, ajudou a oposição e agora em 2010 as lições de outrora ninguém quer passar de novo. Por isso o destino oferece outros leques partidários que agora é intensificado pela agremiação do PDT, que sonha retornar ao poder 24 anos depois. Então respeitando outras agremiações tradicionais como o PT e o PMDB, que o povo da capital não quer ver nem pintado é a grande chance do PV e do PDT chegar ao poder, através do novo ícone da tradição política familiar os Fruet.

Removendo obstáculos
Muita gente esquece que quem vence eleições hoje em dia não é mais somente a força da legenda ou nome popular e sim a organização e as estratégias, mas principalmente a lealdade e a empatia. Não adianta ter um exército de militantes se os generais e os soldados não utilizam bem as munições. No dia que Curitiba cair nas mãos do PT será somente um fato inédito, mas como alguma aberração da natureza. Já que é dito popularmente que Curitiba nunca será administrada pelo PT, por causa da apatia. O prefeito Luciano Ducci está no caminho certo removendo os obstáculos e cravando seu nome.

Eminência Parda
Hoje é o ultimo dia do maior político natural da História deste imenso País, um homem que de tanta perseverança e determinação chegou ao posto mais alto de uma nação. É óbvio que ele foi um projeto de mentes pensantes e articuladores que descobriram a fragilidade dos que dominavam eternamente o poder, prova disso que conseguiram eleger seu sucessor, que no caso é uma sucessora, a primeira mulher a governar um dos 10 maiores países do mundo. No caso dele fará igual ao Pelé, sai em alta para nunca mais voltar, somente se o apelo for para uma causa em organismo internacional. Vida ao Lula!

FALA SÉRIO
Tudo na vida deve ter controle até aqueles que pensam que só eles podem controlar, opinar e usar como desculpa a liberdade de expressão. Foi assim quando instituíram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cheio de questionamentos e gente contrária. Resultado, o CNJ é aprovado pela maioria da população e das pessoas envolvidas. Por que não existir uma agência reguladora das comunicações? Afinal, quem andar na linha do interesse público e com independência terá o maior respaldo de todos, que é a audiência. Um número maior de assinantes e o melhor a massificação, como conseguiu a internet que é controlada pelo povo. O Debate é essencial querer intitular como restrição é não querer debatê-lo.

SOBE
Amanhã a democracia consolida mais uma vez os resultados das urnas, com as posses de novos governadores e seus secretários e a presidência e seus ministros para um período em que o País será a vitrine do mundo com os eventos de apelo mundial. Responsabilidade dobrada.

DESCE
Alguns analistas políticos têm mania de criticar o nepotismo dos políticos nos órgãos públicos paranaenses, mas esquece que pelas urnas consagram a tradição paranaense. O exemplo é bancada eleita de juniores na ALEP e o melhor ditado de todos consagrado por LULA Ué queriam que eu colocasse os inimigos. No PR a desculpa ideal é essa!