Um dos primeiros atos da nova mesa diretora da casa e principalmente da presidência é colocar ordem na casa, no quesito instalar de verdade as comissões e transformá-las em eventos abertos para o público-cidadão, com data e hora de funcionamento, nos moldes da CCJ, seguir na risca ao regimento interno de prazos e não conforme a conveniência de cada governo ou mesa no poder, respeitar as entradas de projetos e requerimentos, sem falar em colocar em pratica as atribuições das 3, 4 e 5 secretarias da mesa diret com espaço físico e funções de ação e planejamento e instituir a famosa corregedoria da casa, como existe nos principais parlamentos.
Pauta de Plenário e CCJ
Uma das lutas dos deputados e que será a reinvidicacão de muitas entidades e que tem tudo para o grande tema da nova direção, mas com justifica plausível e de urgência correção da nova mesa diretora será instituir a pauta programada de votações no plenário e na CCJ com o mínimo de antecedência de 48 horas para que as partes interessadas se manifestem como qualquer outro parlamento, mais uma vez o parlamento municipal de Curitiba está mil anos luz e porque qual motivo não há o mesmo interesse e vontade?
No quesito popular
Nos principais parlamentos do Brasil e no maior de todos que é o nosso congresso nacional existe o direito de todo cidadão se manifestar de duas maneiras seja pela coleção de assinaturas para propor projetos de lei ou pela comissão de legislação participativa, através de entidades, igrejas e similares. Palmas a Câmara municipal de Curitiba que possibilita esta importante ferramenta de ação e participação popular, pena que não houve nunca um projeto de lei aprovado, mas de nossa parte sempre utilizamos a possibilidade. O que precisa é ser mais divulgado e utilizado pelas Ongs e entidade de classe
Custo Partidário
O Partido Verde é a sigla mais simpática e com capacidade de crescimento extraordinário, mas não é qualquer um que pode ter filiação partidária, o custo da mordida em um parlamentar é no mínimo R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00 mensais, seja de vereador a deputados, já que são obrigados a receber indicações para que dirigentes componham as equipes de gabinete, determinadas pela executiva da legenda, e o mais atraente é que pode variar conforme a remuneração e o posto, sem falar da contribuição partidária oriunda dos proventos do parlamentar.
Quem será?
Quem será o novo Galdino que vai contestar a sociedade partidária. Acaba sendo um mirante privilegiado para o Ministério do Publico da pratica abusiva, afinal não basta ser dono do mandato agora quer ser dos salários, será que não basta à fatia do fundo partidário?. Para qum não lembra o vereador Galdino do então PV questionou a pratica de loteação partidária, foi uma pena, principalmente para o Galdino que perdeu a chance de ser Deputado pelo PV que elegeu o Rasca por mais 18 mil votos, se tivesse continuado seria eleito na legenda, já que alcançou mais de 24 mil votos, o importante que a sociedade soube de como funciona a sobrevivência e acomodação de correligionários.
E a participação na fatia
O verde do partido que faz sucesso e que lembra muito o dólar americano, encanta as siglas partidárias. Tradicionalmente é a famosa a caixinha partidária instituída pelo PT e consolidada pelo PMDB, que agora será sem limites, já que ambos dividem o governo federal. Será que partidos elitistas seguirão o exemplo? Seria justo o PSDB E DEM também não ficarem para trás, mas como fica um partido que é oposição e tem cargo no governo? Divide a caixinha com quem? Por exemplo: Romanelli tem compromisso de contribuir com PMDB ou PSDB que o ajudou? Dever ser uma duvida atroz!
Paraná Turismo
Logo após ao resultado da mesa diretora cargos como a PR Turismo e outros do segundo escalão serão designados seus novos ocupantes e não é disfarce de ninguem que o trade turístico da capital batalha a indicacão, mas precisamente o nome de Joao Guilherme Leprevost, basta saber se o governador quer indicar alguém ligado de verdade ao turismo da capital ou a composição politica de ajuste de compromisso de campanha. O importante que a Hospedagem e gastronomia estão se organizando em Federação e vai pleitear muita coisa em prol do turismo.
Tensão
Os últimos dias na Assembleia Legislativa do Paraná antes da posse da nova mesa no próxima dia 2 de fevereiro parece final de feira. Em muitos departamentos funcionários guardam seus pertences em caixa. Alguns já se despediram. Outro mostram uma visível tensão. Ninguém sabe qual será o futuro dos comissionados, que são exonerados dia 31, na segunda-feira. Ainda paira no ar um certa desconfiança com um possível bate-chapa. Por outro lado alguns funcionários estatutários estão com o sorriso largo. Líderes pelo reposição da URV, dividiram a comissão com uns dos advogados da causa. Uma bolada de loteria. Deu até para renovar a frota de veículos.
Almoço
As mudanças prometidas pela chapa liderada pelo tucano Valdir Rossoni são tantas que até o responsável pelo restaurante da Assembleia fará as malas. Será uma nova empresa que fornecerá as refeições na Casa de leis. Nos últimos dias o desânimo era tanto que a qualidade da comida deixou a desejar. Reclamações de funcionários pelos corredores foram ouvidas. Por falar em alimentação, já está na hora da Assembleia abrir um Café. Um ótimo local de efervescência do mundo político paranaense.
Imprensa
A movimentação será intensa neste começo de 2001. O G-1, portal de Globo, vai estende seus braços sobre o Paraná. Começou uma movimentação para a criação de uma sucursal com notícias do esporte paranaense. Alguns jornalistas e blogueiros foram convidados para conversar. Em breve o lançamento. Ainda será lançada o canal 11 do grupo GRPCOM.
Fala Sério
A nova indicação no Procon, de Lupion Neto em substituição ao ex-indicado Jorge Martins, presidente do PRP é por questões de ordem pessoal e familiar, e não se refere a indignação do deputado federal eleito Joao Arruda de acusa-lo de trabalhar para tira-lo da disputa em 2010.
Sobe
O primeiro ato do Presidente do IAP, Tarcisio Mossato Pinto em prol do meio ambiente do norte velho, especificamene em Jacarezinho, ele conseguiu retirar 800 tambores de sobra tintas e solventes da Resicor, faltam 10 mil tambores. Pelo menos ate que enfim alguem teve atitude.
Desce
A polêmica da morte em serie de usuários de Drogas atribuídas ao Cel e ex-comandante dos Bombeiros cai na duvida popular herói ou bandido, Razão ou emoção, uma coisa ninguém tem duvida agiu como justiceiro.