Saiu a primeira pesquisa sobre a sucessão do Governo Estadual. Foi do instituto Vox Populi. Do resultado todos já têm conhecimento. Na ponta aparece Beto Richa com 40 %, seguido de Osmar Dias com 33% e Orlando Pessuti com 10%. O mais correto agora é tentar entender estes números. Quem tem interesse puxa a sardinha para seu lado. Mas, friamente, mostra um cenário indefinido. Indefinido até porque muitos detalhes estão indefinidos. Desde as alianças até os candidatos. Os nomes são os mesmos, mas as alianças ainda estão sendo fechadas.

Pesquisa 2

Vamos a uma analise: Beto Richa na frente é fácil de entender. Desde que renunciou a Prefeitura de Curitiba, no final de março, Richa está se dedicando totalmente à campanha. Seu nome ficou na mídia associado à candidatura ao Governo. A renúncia de uma prefeitura é algo que repercute amplamente. E, não se pode negar, que a frente do Executivo curitibano fez um belo trabalho. Então, muito destes números na pesquisa refletem este momento.

Pesquisa 3

Já, Osmar Dias, vem divulgando sua campanha ao Governo do Estado desde 2006, quando foi derrotado por Roberto Requião, num segundo turno emocionante. Desde então, caminha pelas cidades paranaenses com seu Projeto Paraná. Mas, nos últimos dias, teve sua pretensão arranhada, por notícias de que estaria desistindo da sua candidatura, graças à falta de alianças com outros partidos. Mesmo com o Senador afirmando que em nenhum momento deixou de ser pré-candidato, seu nome foi colocado em dúvida. Isto reflete negativamente numa pesquisa. Com certeza perdeu alguns por conta desses rumores.

Pesquisa 4

Pessutão vai correndo por fora. Não chegava aos dois dígitos. Sentou na cadeira de Governador, arregaçou as mangas e foi à luta. Conseguiu vitórias importantes para o Estado. Mudou, um pouco, a cara do Governo do Estado. Está em franca ascensão. E afirma que não desiste de forma alguma. Disse que sua parcela de desistência foi deixar de lado a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas.


Sobe

Curitiba é a casa da Seleção brasileira, até o embarque para África do Sul. O local escolhido para a preparação foi o CT do Caju, do Clube Atlético Paranaense.


Desce

O frio vem castigando os curitibanos.


Frase da semana

O objetivo principal é concluir, na prática, o plano de governo
(do Prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, sobre sua gestão)

 

Siga o Fabio no Twitter