Há oito meses nesta coluna escrevíamos que a Senadora e atual Ministra Chefe da Casa civil, Gleisi Hoffmann (PT) estava no poder central do Brasil. Usávamos um refrão do Tim Maia e hoje citamos outro. Enganei-me e errei por pouco. Ela é mais do que se esperava e mais do que sonhava. Agora é a segunda mulher mais poderosa da nação e com todos os méritos e qualificações, recentemente estive em Brasília, no senado federal prestando uma singela homenagem da entidade que presido pelo apoio ao segmento de turismo, mas ali senti que estava ao lado de uma mulher com enorme diferencial e humildade, mas acima de tudo com garra de transformar a política atual e defender seus ideais sem se transformar em uma pessoa intransigente. De forma clara e objetiva pontuou sua curta vida de parlamentar, através do bom senso, razoabilidade, firmeza nos pronunciamentos e posicionamentos.
Paraná 1º escalão
O Paraná enfim acomodado e sereno, com todas as forças políticas empregadas, após o apoio a presidente Dilma (PT) na eleição, os recompensados estão nas melhores estatais e ministérios. Ganha o Brasil e principalmente o Paraná com o devido reconhecimento e tão aguardado prestigio do estado do Paraná que durante décadas se viu renegado no poder decisório da política nacional. Pela primeira vez a oposição afogou nossa autofagia tão presente da política e do habitué paranaense. Independente de cabide de emprego para alguns são na maioria posições estratégicas e de comando. Para muitos pode ser classificado como arranjo, mas em minha opinião é gratidão e reconhecimento e competência!
TRT corregedoria
O juiz corregedor do TRT Paraná, Dr. Anor Lima encontra-se no Norte do Paraná para realizar correições nas comarcas de Apucarana, Cornélio, Arapongas. Por falar dessa pessoa, quero expressar os meus mais profundos respeitos pela sua retidão e competência. Por outro lado é sabido que as vara trabalhistas não desempenham a contento as suas funções jurisdicionais. Há demora para a designação de datas de audiências e cartórios não rara vezes ineficientes. Esperamos que essas correições sejam realizadas com profundidade e que não seja mero expediente de rotina da corregedoria e se preciso puna os responsáveis por possíveis desvios.
Londrina no turbilhão político
Não é de hoje que a cidade de Londrina é a mais badalada e agitada em questões políticas de seus administradores e parlamentares, seja no noticiário por escândalos ou de processo de possíveis desvios de conduta, a mira está no atual prefeito Barbosa Neto (PDT) que na quarta-feira (08) teve rejeitado um pedido de afastamento do cargo, na 4ª vara da justiça cível, estando acompanhando de perto a situação política do município desde as opiniões de taxistas, mensageiros, assessores de parlamentares e o cidadão comum, a eleição de 2012 promete muitas emoções o poder legislativo enfrenta uma serie de pedidos de investigações. De uma lado o vereador Roberto Fu (PDT) tentando salvar a barra e a gestão do prefeito e do outro lado a excelente vereadora Sandra Graça (PP) e o combativo vereador Joel Garcia (PTN) tentado provocar e fazer sangrar a atual administração. Neste momento não existe um nome certo e forte para levar a eleição de prefeito no município. Nem mesmo dos deputados federais. Será uma incógnita das urnas.
Mais pedágio só com plebiscito
Começou a campanha do Assindilitoral junto às autoridades do parlamento, Ministério Público, judiciário, executivo e movimentos sociais e entidades de classe nas três esferas com o objetivo de propor um PLEBISCITO para sabermos se a população do Paraná, principalmente o povo do litoral paranaense, o mais refém e ilhado por praças de pedágio concordam com prorrogação do contrato de concessão do pedágio no Paraná em troca de mais obras. Segundo Chicarelli presidente da entidade o nosso voto é para que seja cumprido o atual contrato e as obras previstas, pois o lucro e a taxa de retorno das concessionárias são enormes e com altíssima rentabilidade na opinião geral o preço e o prazo é mais do que suficientes para execução de obras essências para o desenvolvimento econômico do Paraná e ampliação e manutenção das estradas, e principalmente para poupar vidas em acidentes pela falta de duplicação das rodovias. Na ALEP o deputado Fabio Camargo (PTB) abraçou a causa e vai lutar pela consulta e chancela popular.
Casa Civil
O deputado Fábio Camargo(PTB) elogiou a escolha da senadora Gleisi Hoffmann(PT), para assumir o cargo de ministra da Casa Civil, no lugar de Antonio Palocci.
O parlamentar petebista lembra que conheceu a nova ministra durante a campanha eleitoral à prefeitura de Curitiba, em 2008. Os dois disputavam o cargo para o poder executivo da cidade. Na campanha do ano passado, quando Gleisi foi candidata ao senado, Camargo ajudou com apoio logístico em bairros de Curitiba.
“Participei de diversos debates com ela na campanha de 2008. Aprendi muito com sua humildade. Ela também tem muito equilíbrio, competência e honestidade. Características fundamentais para um dos cargos mais importantes da república”, ressaltou Camargo.
PSD
Cacqiue paranaense da sigla diz que chove filiações. Motivo: prefeitos e veredadores estarão em um partido que apoia tanto o governo estadual como o federal. Como todo o mês fica complicado fechar a folha de pagamento dos funcioários e tocar obras básicas de manutenção, nenhum político se atreverá a ser oposição. Ainda mais com a proximidade da eleição no próximo ano.
Decisão dos tribunais
Fala sério meu amigo: Foi a frase mais pronunciada e comentada na Itália, França e no resto do mundo com a decisão do STF de libertar o italiano Cesare Battisti. Colocou o Brasil em uma saia justa com a opinião pública mundial, como dizia: sendo lenda ou não o Francês Charles de Goule. O Brasil não é um País sério, pode ate ser por causa do Ceará, que tem humorista de sobra, mas no judiciário não poderia ser assim.
Mensalão
Começa a andar o processo mais polemico da recente historia política do Pais que derrubou meio mundo, menos o presidente Lula que saiu ileso da crise, o ministro Joaquim Barbosa do STF encerrou a chamada fase instrutória da Ação Penal do mensalão e abriu prazo para acusação e defesa apresentarem as alegações finais no processo. A Procuradoria-Geral da República terá 30 dias, contados dessa quarta-feira (8), para apresentar suas argumentações. Em seguida, será a vez de os 38 réus no processo apresentarem suas alegações finais, também em 30 dias.
Sobe
A partida de futebol realizada entre o Coritiba Foot Ball Club e o clube de Regatas Vasco da Gama na finalíssima da copa do Brasil, mostrou que o futebol e a emoção são gêmeos siameses e que o respeito, humildade e cordialidade, são os alicerces para o sucesso do Brasil na copa do Mundo.
Desce
A mania de políticos apresentarem projetos de lei copiados ou inspirados por matérias polêmicas jornalísticas, transformando o simples oportunismo eleitoreiro do que um debate profundo da solução pelas vias legais disponíveis.