O estado do Paraná não tem em seu histórico, ao contrário de outros estados, suplentes de Senadores tomarem posse e cumprirem o mandato.
Hoje, no Senado Federal, mais de 20 Senadores, dos 81 que foram eleitos, não cumprem a função, para qual se candidataram. São seus suplentes que o fazem. Alguns estão na cadeira devido à licença médica; ao titular ter assumido algum ministério; renunciado; ou ter sido eleito Governador. Enfim, por algum motivo, nosso Senado é tocado por Senadores que não foram eleitos para o cargo. Ou seja, nós eleitores votamos num candidato x, ele vence as eleições, mas, na prática, quem representa nosso estado é uma pessoa y.
Suplente Não (II)
Nós paranaenses não entramos nessa ciranda. Nossos Senadores cumprem seu mandato inteiro. Vale rápida análise, sobre a simples indagação: quem são nossos suplentes de Senadores?
Pois bem, todos os Senadores têm 2 suplentes. Cada estado possui 3 Senadores. No Paraná a situação é a seguinte:
Osmar Dias tem apenas um suplente, pois o 1° suplente faleceu. Era o empresário José Carlos Gomes de Carvalho, o famoso Carvalinho. O 2° é o ex-Vereador e, hoje, Secretário Municipal Jorge Bernardi.
Flávio Arns tem como suplentes Imar Silva e Márcio Pessatti.
Álvaro Dias tem como suplentes o Professor Wilson Matos e Hélio Duque.
Suplente Não (III)
Para se ter noção de como anda nosso Senado em relação aos suplentes, o maior articulador do Governo é o Senador Gim Argelo, do Distrito Federal, que atingiu a vaga através da suplência. Um dos maiores opositores ao Governo é o Senador Antonio Carlos Magalhães, da Bahia, que também era suplente.
No ano que vem temos eleições para o Senado e são duas vagas. Quem serão nossos suplentes?
Reunião (I)
Na volta do giro pela Europa, o Presidente Lula tem um almoço marcado com seu Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Se o cardápio fosse o mesmo de sempre esta notícia não teria o mesmo impacto. Mas, no cardápio, está uma decisão sobre o futuro de Bernardo. Ele quer pedir uma “luz” ao Presidente. Continua no cargo até o fim do mandato ou abandona o posto para se candidatar?
Reunião (II)
Sobre candidatura Paulo Bernardo tem algumas opções. Pode tentar uma cadeira na Câmara Federal – eleição garantida – ou, ainda, ajudar o partido e deixar o palanque pronto para Dilma, saindo candidato ao Governo do Estado. Até agora Lula deu sinais de que deseja que Bernardo fique no Ministério e coordene, de lá, a campanha de Dilma.
Reunião (III)
Se esta for a decisão e Dilma chegar ao Palácio do Planalto, Paulo Bernardo com certeza terá mais tinta na caneta, do que já tem hoje. Mas o Ministro apenas começa a pensar numa decisão após o almoço com Lula.
Sobe
A Lei que legaliza os Bingos, Videosbingos e Videosloterias, que tramita no Congresso Nacional, recebeu um apoio de peso esta semana. O Ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, deu sinal verde do Planalto para aprovação do Projeto.
Desce
A cidade de Curitiba perdeu o posto de cidade que mais recicla lixo, para Londrina. Há mais de 8 anos Curitiba liderava este ranking.
Frase da semana
Espero que a gente decida nosso futuro na segunda.
(do Deputado Alexandre Curi, sobre a reunião de segunda-feira, com o PT, onde a pauta será a aliança PMDB-PT, para as próximas eleições)